sexta-feira, 12 de maio de 2023

LIÇÕES PRECIOSAS DE UMA MÃE 14.05.2023

+ No comment yet


Mateus 15:21-28

Há muitas lições que aprendemos com as mães, elas são verdadeiras pedagogas. No texto supracitado, deparamo-nos com uma genitora que, embora anônima, nos transmite ensinamentos preciosos. Com ela aprendemos:  

            Uma lição de amor – v.22 Essa mulher chega a Jesus em grande desespero por causa da situação de sua filha. A menina estava atormentada pela presença contínua de um espírito maligno. Certamente ela ouviu falar sobre Jesus e do Seu poder para curar doenças e expulsar demônios. O amor dessa mãe a move a procurar a Cristo, ela estava disposta a fazer o que fosse necessário para que Ele a ajudasse.

Veja o que ela faz: Clama por misericórdia apelando pela compaixão do Mestre. Reconhece Jesus como o Messias, quando muitos judeus não o reconheceram. Ela O chama de Senhor e Filho de Davi. Ambos os títulos sinalizam a identidade do Messias. Deu-Lhe, assim, um duplo reconhecimento para revelar a profundidade de sua fé.

            O amor é combustível para a vida. Quando esta fica difícil, o amor dá-lhe força e poder. Quando a vida nos decepciona, ele proporciona encorajamento. Aparecendo o vazio existencial, sua grandeza traz sentido à vida, na tristeza ele promove a alegria, quando tudo se torna confuso, ele ilumina a nossa caminhada.

            O amor está no centro de nossa nova vida em Cristo. O Mestre nos mostra Seu amor divino ao morrer na cruz. Ele nos amou o suficiente para colocar seu amor em ação, abrindo-nos o caminho da salvação por meio de Seu precioso sangue e nos permitindo olhar para a eternidade.

            Uma lição de persistência – Os discípulos viram a mulher como um problema a ser resolvido. Eles estavam procurando fazer a obra de Jesus e essa mulher estava atrapalhando e causando transtornos. Observe no que dizem a Jesus: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós". Na realidade os discípulos perderam completamente o objetivo do ministério. A mulher era parte da razão pela qual eles foram para Tiro e Sidom.

            Jesus não atendeu imediatamente a mulher, mas Ele não a estava ignorando. Há uma lição aqui, para a mulher e os discípulos. Enquanto demora a responder-lhe, Ele permite que ela persista em sua fé. E aproveita a oportunidade para ensinar seus epígonos sobre a perseverança.

            Essa mãe não estava disposta a desistir. Ela continuou buscando Jesus persistentemente até que Ele lhe respondesse. Muitas vezes as pessoas começam a busca a Cristo, mas desistem, quando a resposta não vem imediatamente, ou não conseguem aquilo que desejam. Rich DeVoss afirmou que: “Persistência é a teimosia com um bom propósito.”

            Perseverança é uma qualidade fundamental em nossa caminhada com Deus. A capacidade de continuar durante as dificuldades é essencial para o crescimento pessoal e espiritual. Não há como superar os desafios diários da vida sem desenvolver um senso de constância.

            Uma lição de humildade – Essa mãe vem a Jesus e se prostra diante dEle. Antes de qualquer palavra, ela está de joelho aos pés do Senhor. O Mestre novamente deixa claro a Sua missão de que veio para ministrar primeiro aos judeus e depois aos gentios. A história que Jesus usa sobre a mesa de jantar, a ênfase não é sobre os cachorros, mas, as crianças. A prioridade vai ser alimentar os pequeninos e não os animais.

            Observe a resposta da mulher: “até os cachorrinhos comem das migalhas da mesa dos donos.” Ela está dizendo que até as sobras do poder e habilidade do Senhor são suficientes para resolver o problema dela. Essa mãe estava disposta a aceitar qualquer que fosse a exigência de Jesus. Ela não só confiou no Seu poder, mas também na Sua compaixão.

            Aprendemos com essa mãe a atitude adequada para se aproximar de Jesus. Precisamos humilhar-nos diante dEle como Senhor. Necessitamos de disposição para se prostrar em Sua presença e nos concentrar completamente nEle, esvaziando-nos do nosso orgulho e nos rendendo ao Seu senhorio.

            Uma lição de fé -  Jesus exalta a fé dessa mãe, anônima. Ele não apenas reconhece sua fé, mas também atende o seu pedido. Cristo escuta seu clamor por causa de sua humildade e persistência, e atende sua petição devido a sua confiança. Persistência sem fé nada vale, bem como humildade sem fé não tem sentido. Jesus estimula a fé que dessa mulher concentrou em Sua pessoa.

            Enfrentamos desafios que podem ajudar a ampliar e fortalecer nossa fé ou nos impedir de buscar a Jesus. No entanto Cristo deixa bem vivo que devemos estar dispostos a prosseguir firmes diante das nossas lutas, dirigindo a nossa fé a Ele, buscando com perseverança a Sua face.

            Sendo assim, quando: as circunstâncias nos causarem angústia, continuemos; e as pessoas nos desanimarem, persistamos; os obstáculos nos lançarem dúvidas, mantenhamos o foco. Não importa o que enfrentamos, Cristo pode e nos ajudará, avancemos.

               Rev. Liberato Pereira dos Santos


Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/8MIhHKCI#JdoUEeqxGAybVLNk0H4e3qkz3J5cRoEaZWOA4pff9hw

Postar um comentário