terça-feira, 23 de maio de 2023

QUEM É ESTE?

+ No comment yet


Mateus 21:1-10

Essa foi a pergunta proferida, quando Jesus realizou a sua entrada triunfal em Jerusalém, como um humilde rei montado numa jumenta. Uma grande multidão O seguia naquela oportunidade. As pessoas que O acompanhavam espalharam suas vestes nas ruas, junto com pequenos galhos de árvores para honrar Jesus como Rei, enquanto Ele entrava triunfalmente em Jerusalém. Quando indagada sobre quem era esse homem, a multidão respondeu: “um profeta de Nazaré da Galileia.” Ela demostrou ter uma visão equivocada sobre Cristo, segundo a qual Ele era mais um dos mensageiros divinamente inspirados, um profeta.

            No Monte da Transfiguração, relatado nos evangelhos, Jesus estava com Pedro, Tiago e João. De repente Cristo se transfigurou diante deles e na oportunidade apareceram as figuras de Moisés e Elias. Foi tão impactante que eles queriam construir três tendas ali, concluindo que seria bom e deveriam ficar ali para sempre. Se os discípulos só puderam entender Jesus dentro do contexto da linhagem profética, realmente não é irracional para a multidão pensar da mesma maneira.       

            Quem é Jesus? Certamente teremos um grande problema se reduzimos nossa compreensão de Cristo simplesmente a de um profeta, apenas um comunicador de palavras sábias e úteis. Nesse entendimento mal construído transformamos a Palavra como uma palavra, e não como a Palavra Viva. Jesus é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. A Palavra que se fez carne e habitou entre nós. A Palavra que se tornou lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. A Palavra que permanecerá para sempre e habita em nós, transformando nossas vidas.

            Observe o que cantavam a multidão: “Bendito o que vem em nome do Senhor.” Ele não veio simplesmente em nome do Senhor, Jesus é o próprio Cristo, o Senhor. Ele e o Pai são um. Era um homem, mas também Deus. O Salvador da humanidade, o Filho de Deus.

            Quem é Jesus? Tenha cuidado com a sua compreensão de quem Ele é. Você encontrará a multidão exibindo uma fé imperfeita,  que, mais tarde, a levou a escolher entre Barrabás e Jesus. Ela escolheu um ladrão e rejeitou Cristo por causa de uma fé errada.

            Cristo referiu-se a essa falsa compreensão, quando perguntou a Pedro: “Que os homens dizem que eu sou?” Ele respondeu: “Alguns comentam que és João Batista, outros, Elias; e ainda há quem afirme que és um dos profetas”. Mas Jesus deseja saber qual a concepção de Pedro, e diz: “e para você?” Sua resposta apresenta a verdadeiro entendimento do que Jesus é: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

            Quem é esse Jesus que pode impor tanto respeito que o dono de uma jumenta e seu potrinho aquiescera em emprestá-los simplesmente ao ouvir: O Senhor precisa deles?

            Quem é esse Jesus que se move  para o centro da experiência humana com uma força que não diminui com o tempo, pelo contrário aumenta sempre?

            Quem é esse homem que, com piedade no coração, oferece ajuda e socorro a todos nos lugares em que passou, mas diante de Caifás, sob julgamento, não pronuncia uma só palavra?

            Quem é este Jesus que denuncia o pecado dos líderes religiosos daquela época no pátio do templo, vira a mesas dos cambistas e os expulsa? Ele fez isso para restaurar o templo à sua verdadeira função de casa de oração, um lugar onde Deus é conhecido e adorado.

            Quem é esse Jesus? Essa é a pergunta a que você deve responder com sinceridade. Gostaria muito de poder replicar por você, mas não posso. Somente você pode revelar a sua percepção sobre Cristo. Saiba que disso dependerá a sua eternidade, pois uma falsa ideia poderá  fazê-lo rejeitar a verdadeira oportunidade de ter um relacionamento correto com Deus.

            Como não posso responsabilizar-me por você, gostaria de lhe mostrar quem é Jesus Cristo para mim: Ele é aquele que, quando eu estava perdido nos meus delitos e pecados, veio ao meu encontro para me perdoar, por meio do Seu sacrifício na cruz do Calvário. Aquele que, quando preciso de um advogado, sempre está a minha disposição. Aquele que, quando estou doente, vem ao meu auxilio para me restaurar a saúde. Quando estou para baixo, Ele me levanta e renova a minha fé. Quando todos os meus amigos e até parentes me abandonam, Ele se faz sempre presente e jamais me deixará sozinho. É aquele que me consola, quando enfrento as lutas e adversidades da vida. Jesus é aquele que, quando confessei o Seu nome e permiti que Ele entrasse em meu coração, se tornou o meu Salvador e escreveu o meu nome no Livro da Vida. Diante do Seu glorioso nome, os demônios tremem e batem em retirada, pois Ele é o Rei do Reis, o Senhor dos senhores, Aquele diante do qual um dia todos os joelhos se dobrarão e toda língua confessará que é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

            Rogo a Deus que lhe abra os olhos da fé e permita ter uma concepção autêntica de quem é Jesus, saiba que o Espírito Santo poderá ajudá-lo nessa importante tarefa. Lembre-se de tudo que já mencionei, pois de sua escolha resultará a sua eternidade.

               Rev. Liberato Pereira dos Santos



Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:  https://mega.nz/file/4URyXIYT#4aJWdfKkDbHpTH8axL9x0wDLJQOHQhvM7k3G19pQDgw

Postar um comentário