sábado, 27 de maio de 2023

POR QUE OS CRISTÃOS SOFREM? 28.05.2023

+ No comment yet

 


1 Pe 1:6-9

            Há mais de dois mil e quinhentos anos, Salomão, analisando a existência humana, concluiu que a vida é toda vaidade e vazia (Ec 2:18-23). Ao contemplar o sofrimento do justo, o salmista teve a mesma atitude de indignação do Pregador. Provavelmente, Jó também teve o mesmo sentimento. Imagino que não seja diferente de você.

            Afirmo, porém, que nem tudo é desgraça e melancolia. Na verdade, nós cristãos temos razões para olhar para vida sob outra perspectiva. Pedro nos diz que temos vários motivos para regozijo, v.3, possuímos uma viva esperança, v.4, uma herança duradoura, v.5, uma salvação eterna, v.6. Ansiamos pela recompensa final. Com tudo isso em mente, nem tudo é ruim, há muitos motivos para se regozijar no Senhor, agora! E devemos começar a fazer exatamente isso!    

            No entanto estamos sujeitos às provações em nossa caminhada terrena. Podemos não as entender, nem as apreciar quando sobrevêm, mas necessitamos estar preparados para elas sempre. Esse o propósito de Pedro no texto supracitado. Ele deseja encorajar seus leitores, mas também quer que eles fiquem aparelhados para as lutas. Assim, o Apóstolo nos apresenta orientações:

            Sobre a realidade – v.6 - Muitos cristãos não encontram motivo para o louvor nos momentos das provações e lutas, mas Pedro nos orienta que devemos ser um povo alegre, apesar de nossos problemas. Devemos ter a consciência de que a redenção não nos garante imunidade contra as desventuras. Aquele que pensa que, por ser salvo em Cristo será resguardado de problemas, se frustrará facilmente na fé. Ser salvo não é proteção contra as adversidades. Cristãos ficam doentes, têm desavenças conjugais e com filhos, passam por crises financeiras, atravessam vales escuros e profundos. Jesus nos advertiu: “...no mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo eu venci o mundo.” (Jo 16:33)

            Lembre-se de que, só porque os tempos difíceis chegaram e pegaram você desprevenido, puxando o tapete debaixo dos pés, nunca pegou Deus de surpresa. Ele sabe de tudo antes que aconteça e já traçou um plano para tirá-lo da luta. Ele nunca muda e ainda é capaz de ajudá-lo. (Hb 13:8).

Pedro chama esses tempos difíceis de “várias tentações”, isso significa que eles nos atingem de todos os lados e com consequências muitas vezes devastadoras.

            Sobre realinhamento -v.7 – Quando surgem, os problemas concentram sua força contra nossa fé no Senhor. Satanás fará tudo a seu alcance para induzir os cristãos a duvidarem do poder de Deus para suprir suas necessidades.

Se alguém sabia disso, era Pedro, Jesus lhe havia dito que ele iria morrer por Sua causa (Jo 21:18-19). E deveria esperar a rejeição do mundo. (At 4 e 12). Igualmente, Paulo conheceu sua parcela de sofrimento, Estevão foi apedrejado, Tiago, morto, (At 12), milhares de cristãos morreram durante os últimos dois mil anos pelo nome de Jesus, outros se encontram sofrendo em nossos dias, especialmente por sua fé, mas têm a companhia do Senhor.

O realinhamento ocorre quando deixamos de murmurar e reclamar, e compreendemos que as lutas e provações são um processo de refino, tal como o ouro depurado, que é submetido ao fogo, para expurgo das impurezas e escórias. O resultado é um ouro muito mais puro do aquele que existia antes. O mesmo processo é verdade na vida do cristão, quando Jesus nos permite passar pelas fornalhas da aflição, e serve para remover de nossas vidas coisas desnecessárias e prejudiciais, a fim de nos levar para um relacionamento mais próximo e legítimo com o Senhor Jesus.

            O Apóstolo nos traz a mente que ainda não chegamos à casa! Nossas provações estão trabalhando para o nosso bem (Rm 8:28). Podemos não contemplar o benefício hoje, mas quando estivermos diante do Senhor no Céu, e formos recompensados por nossa caminhada com Ele e pelos sofrimentos que suportamos aqui, tudo valerá a pena (II Co 4:17).

            Sobre confiabilidade – v.8 – Ao enfrentamos as tempestades da vida e contemplar a ação de Deus repetidas vezes, podemos realmente aprender a desenvolver um espírito de louvor enquanto viajamos para nossa pátria celestial. Descobriremos que nosso Salvador nos ajudará em todas as aflições, como o Bom Pastor do Salmo 23, Ele sempre permanece com os seus. Quando enfrentamos as tribulações e tormentos, Ele está conosco, nunca nos deixará nem nos abandonará (Hb 13:54). Sua graça sempre será suficiente para cada necessidade (II Co 12:9). Isso deve fazer que sejamos enchidos daquela alegria indizível citada no versículo oito.

            Não sei por que, nos últimos dias, Deus me tem levado a escrever e pregar sobre lutas e temporais. O certo é que alguém pode estar numa situação difícil agora, ou alguns de nós estamos prestes a enfrentá-la. Seja qual for o motivo, sinto-me feliz por esta epistola do apóstolo Pedro, que nos encoraja a ter esperança, para superar esses momentos tenebrosos da vida. Se você está passando pelo vale escuro agora, saiba que Cristo continua fazendo o Seu precioso convite: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” Mt 11:28 Somente Ele tem o poder de ajudá-lo a transformar as suas noites escuras em cenário de poesia, conforme escreveu certo poeta: “os mais belos hinos e poesia foram escritos em tribulação, e do céu, as lindas melodias se ouviram, na escuridão”,  pois com Sua gloriosa presença estará seguro e certo de que vencerá ( Rm 8:37).

            Rev.Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/QVZCTabR#G1ejUu2JtO2ygWyWW1_3vxTWyvure9BMLVPBHE_frHc

 

Postar um comentário