sábado, 3 de junho de 2023

COMPROMISSO, ALGO SÉRIO! 04.06.2023

+ No comment yet


    Marcos 8:34

            Compromisso significa: acordo ou promessa de fazer algo hoje, no futuro ou continuá-lo até a conclusão. Muitos preferem pensar nele como encargo que não requer nenhum sacrifício. Num mundo onde sempre há alguma coisa maior, mais brilhante e nova, na próxima esquina, a maioria das pessoas acha cada vez menos importante se comprometer. Para complicar, muitas vezes observamos que certas ações são melhores para nós do que realmente podem ser, e assim ficamos confusos quanto ao interesse com o qual devemos comprometer-nos. Hoje é muito difícil assumir um compromisso honesto, porque não gostamos de ser constrangidos, porém ele está no cerne do ser do homem ou mulher de verdade.

            A vida é cheia de compromissos necessários e exigidos. É praticamente impossível vivê-la e não se comprometer com algo. Temos obrigações com o casamento, emprego, credores, relacionamentos, sonhos, igreja e outros.

            Jesus, no texto supracitado, nos fala de um compromisso que todos aqueles que desejam segui-lo devem adotar: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Aqui aprendemos:

            O compromisso e o egoísmo não podem coexistir – Jesus fala sobre o desejo de segui-lo, assumir compromisso pessoal com Ele. Cristo nos mostra que está aberto a “todo aquele”, que o quiser fazer. Em outras palavras, esse compromisso com o Senhor está disponível a todas as pessoas, não importa se você é o pior dos pecadores. Jesus oferece-lhe uma oportunidade de envolvimento sério com Ele. Se você estiver disposto a participar da vida de Cristo, Ele o aceitará. É um convite aberto a quem quiser.

            Agora observe bem a próxima frase, após o chamado ao compromisso. É a mosca na sopa, o elefante na sala: “negue a si mesmo.” O que Cristo está dizendo é que a sua relação íntima com Ele e o egoísmo não podem andar juntos. Não posso ser comprometido com Ele e egoísta ao mesmo tempo, no tocante a tudo, talentos, prioridades, finanças, e a lista não termina. 

            Lembre-se da história do jovem rico que foi a Jesus. Ele se aproximou de Cristo querendo um compromisso com Ele, mas ao mesmo tempo queria reter suas posses. Ele não queria Cristo ou seus bens, mas ambos. Você se lembra da resposta de Jesus a ele? “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” (Mt 19:21-22) E o retorno do jovem foi que preferia suas posses ao compromisso com Cristo. Quando teve de decidir a respeito de seus próprios interesses e compromisso com o Mestre, ele escolheu os primeiros.      Escreva esse princípio no coração, para nunca esquecê-lo, porque você lidará com ele por toda a vida. Compromisso e egoísmo não podem coexistir. Quando temos motivos egoístas, não podemos nos comprometer com nada fora desses motivos, eles governam as decisões que tomamos.

            Muitos casamentos cristãos terminam em divórcio, porque um ou ambos os cônjuges estão comprometidos com seus motivos egoístas, e não com o cônjuge. Quando você se casa, está dizendo escolhi meu parceiro em vez de meus motivos egoístas.

            O compromisso é voluntário - “... e tome a sua cruz.” Observe que Jesus não força ninguém a carregar sua cruz. É uma escolha nossa. Infelizmente, pregadores por falta de conhecimento ou maliciosamente, pressionam as pessoas com palavras amedrontadoras a fim de que alguém se sinta compelido a seguir a Cristo. Isso jamais será uma decisão voluntária, e sim uma manipulação. Ninguém pode forçá-lo a tomar a sua cruz, é uma decisão livre e pessoal.

            O compromisso de seguir – fazer aquilo que Ele fez.

Quando fala sobre a cruz, Jesus não se refere a uma linda cruz de ouro ornamental, mas como aquela que Ele carregou no caminho para a Sua morte. Cristo obviamente não é um político, porque não oferece um caminho fácil com muitas promessas agradáveis, mas um percurso difícil, porém não lhe está pedindo o que Ele mesmo não o fez. (Jo 3:16)

Os romanos, primeiros leitores de Marcos, sabiam o que significava carregar uma cruz. A crucificação era uma forma de execução usada por eles nos casos de criminosos perigosos. O prisioneiro carregava sua cruz até o lugar da execução, a fim de demonstrar a submissão ao poder de Roma. Ao declarar que o cristão deve levar sua cruz, Jesus estava ilustrando o sentido do que se requer para o seguir. Não se refere a ser contra o prazer, tampouco quer dizer que devemos procurar dor, o que Ele nos está ensinando é que segui-lo, momento após momento, requer esforço heroico e fazer sua vontade até nos tempos difíceis, quando o futuro se nos apresentar incerto.  

            A nossa cruz nos leva a amar a Deus sobre todas as coisas, o primeiro mandamento, e ao próximo como a nós mesmos, que é o segundo. Jesus afirmou que toda a lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.

            Assim, fica evidente que Jesus deixou bem claro a todos que o servo não está acima do seu Senhor. Se o Filho do Homem teve de sofrer a rejeição e a morte, alguém, que deseja segui-lo, necessita em primeiro negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz. Nas ocasiões decisivas da vida, aquele que pretende seguir a Cristo deve dizer “não” a si mesmo e carregar a sua cruz. Sem compromisso sério e fiel não há verdadeiro cristianismo.

                                                                                                 Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/1YZQCQpb#GOF4m4E6IeCwIQRGEfS8cZQ7cK4q8WOrVQq_CyKeTKA

Postar um comentário