sábado, 10 de junho de 2023

JÁ PENSEI EM DESISTIR 11.06.2023

+ No comment yet


Jeremias 20:8-11

Você já passou por uma situação que parecia ser excessiva? Pode ser um trabalho ou um relacionamento. Talvez tenha sido uma tarefa que tinha o jeito de não dar certo, e quanto mais você tentava, mais as coisas se mostravam confusas. Quando você falou, foi como se ninguém quisesse ouvi-lo, era como se estivesse invisível. Apesar de estar lá, ninguém dava sinal de notá-lo.

            O profeta Jeremias estava sentindo-se assim. Embora transmitisse a mensagem que Deus lhe ordenou, ninguém queria ouvi-lo. Sua mensagem não era popular, não tem muitos seguidores fiéis. O profeta se sente como se o mundo inteiro estivesse contra ele, foi tentado a pensar que tudo isso era culpa de Deus. Observe suas palavras: “Mas, se eu digo: "Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome" (v.9). Assim podemos entender por que Jeremias é conhecido como o profeta chorão. Mas antes de atirar pedras, muitas vezes temos o mesmo comportamento, quando as coisas não estão ocorrendo como pretendemos. Quando as provações e tribulações vem de todos os lados, ocorre a ideia de que queremos dizer a Deus por que eu? Por que todos estão contra mim? Vou desistir, pois esta tarefa que o Senhor me deu é muito árdua. 

            É exatamente isso que o inimigo deseja. Ele quer que você desista e jogue a toalha. Fique culpando a Deus pelos acontecimentos. Coloca na mente que o Senhor não está consigo. A maior artimanha que o diabo já realizou foi fazer o homem acreditar que ele não existe. Seu intento é levar a entender que ele não está atuando nos momentos de tempestades da vida, para nos fazer duvidar de Deus e acusá-lO pelos fatos. O Diabo veio para matar, roubar e destruir. Matar o nosso relacionamento com Jesus, roubar nossa felicidade e alegria e destruir a nossa fé em Deus, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

            Afirmo-lhe que Deus não permitirá mais do que você possa suportar (I Co 10:13). Sim, pode aparentar que estamos sozinhos algumas vezes, e não há ninguém nos ouvindo. Todavia há alguém que sempre ouve o nosso choro, conhece nossas mágoas e dores. Davi afirma que o Senhor inclinou os Seus ouvidos e ouviu o seu clamor na hora da tribulação (Sl 40:1). Não importa o que você esteja passando, Deus sempre cuidará de você. Ele disse que estará mais próximo do que um irmão, e nunca o deixará nem o abandonará. Quando sua mãe e pai o abandonarem, Deus estará presente a fim de sustentá-lo.

            O apóstolo Tiago registrou: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.” (Tg 1:2-3) Quando as coisas estão ruins, não é hora de desistir, mas tempo de avançar para o alvo, o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus. Não é hora de orar menos, mas sim multiplicar nossas orações. A Bíblia afirma que o cristão deve orar sempre e sem cessar.

.           Por que, então, Jeremias pensou em desistir? Ele não tinha certeza de seu chamado. Quando Deus lhe disse que levasse a sua mensagem ao povo, apresentou todo o tipo de desculpas. Sou uma criança, não posso? Deus o tranquiliza e afirmou que estaria com ele. E assim o profeta vai e faz aquilo que o Senhor lhe mandou. E por essa razão, foi preso. O rei prendeu-o no tronco, as mãos e pernas foram amarradas. Ninguém veio visitá-lo, nem lhe escreveu uma cartinha. Assim ele está sentindo que as pessoas não se importam. Percebe que foi abandonado, quando Deus o enviou para pregar. Mas o Senhor lhe avisou de tudo que enfrentaria desde início, porém garantiu ao profeta em várias ocasiões que estaria ao seu lado. “Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei", diz o Senhor.” (v.19) Ainda que Deus nos tranquilize com Sua palavra de que lutará por nós, e o inimigo cairá aos nossos pés, ficamos muitas vezes como Jeremias, duvidando e murmurando. E nos vemos a ponto de desistir. Porém quero propor-lhe manter-se firme, segurando as poderosas mãos do Senhor. Ele restaurará os anos que as lutas e batalhas estão consumindo. Não desista, não ceda, não se curve e nem se dobre. Faça como Paulo, “sei em quem tenho crido e estou bem certo de que Ele é poderoso para me guardar até o fim”. Deus pode fazer o impossível para aquele que nEle crê.

            Jeremias estava sentindo-se fraco e cansado, porque pregava às pessoas, que ficavam contra ele. (Cap 26:7-16) Assim que ele terminou o sermão, o sacerdote e os religiosos o queriam matar, porém ele escapou com vida. A situação ficou tão ruim que o Profeta arrazoou que não iria mais falar o nome do Senhor. Estava cansado das pessoas, que tentavam matá-lo por invocar o nome do Senhor. Podemos ficar derrotados às vezes e chateados com situações semelhantes a que o profeta passou, mas não nos podemos entregar ao desânimo

            Assim como o profeta não podia desistir, pois era a vontade de Deus para sua vida, e deveria continuar firme cumprindo a sua missão, também não podemos jogar a toalha, mas seguir o exemplo do nosso mestre: “Pai seja feita a tua vontade e não a minha.” (Lc 22:42). Certos de que Ele não nos permitirá uma provação além da que podemos suportar (I Co 10:13), continuemos firmes, pois há muitos eleitos que precisam ouvir a mensagem do Evangelho da salvação.

            Rev. Liberato Pereira dos Santos

 

 Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/QdAnxBzY#_QNDR2ufaku0QJQvNOd6WUGvrdjwEGI5geAMRHpkiYU


Postar um comentário