sexta-feira, 16 de junho de 2023

COMO VOCÊ ESTÁ CORRENDO? 18.06.2023

+ No comment yet

 


Hebreus 12:1-3

            Um bom exercício é verificar se realmente somos vencedores em Cristo ou não passamos de derrotados. As Sagradas Escrituras comparam a vida cristã com uma corrida olímpica, podemos chamá-la de Olimpíadas da Fé. Essa é a mais importante competição de toda a humanidade, nela vencemos ou perdemos. Qual o segredo para triunfar? O texto citado nos aponta algumas ações importantes:

            Olhar ao nosso redor – v.1a – Uma coisa que devemos lembrar ou saber sobre a maioria das corridas, seja ela a pé, de automóveis ou a cavalos, terá espectadores. Muitas pessoas lotarão as ruas, estádios ou pistas, para assistir, aplaudindo ou vaiando. No versículo um de Hebreus doze, é apresentado que muitas pessoas nos estão observando como cristãos e testemunhando nossa ação na corrida. Sabemos que os cristãos sempre enfrentam olhares inquisidores ao longo dos tempos, e em algumas ocasiões notáveis aqueles que observavam duvidam ou criticam.

            Noé, por exemplo, foi instruído por Deus para construir a arca, e possivelmente todas as pessoas que o viram no trabalho duvidaram, riram escarnecendo, pois uma arca não seria necessária do ponto de vista delas, não havia chovido até aquele momento. Mal sabiam que Noé estava fazendo a corrida da fé contra o tempo, para salvar a si mesmo e sua família. Ele ganhou, os incrédulos, descrentes, perderam. Moisés foi autorizado por Deus a separar as águas do Mar Vermelho, certamente o exército de Faraó achava que derrotaria os hebreus, não haveria nenhuma chance para eles, mas o Libertador pela fé tocou às águas e saíram vitoriosos. Outro maravilhoso exemplo foi quando Nabucodonosor jogou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha ardente, observando-os na prova da fé pelo verdadeiro e único Deus, da qual participaram com coragem e venceram os ídolos babilônicos.

            Assim como os exemplos da Bíblia, também estamos sendo observados da mesma forma  desses grandes heróis da fé. Não podemos desanimar quando outros zombam e criticam da nossa fé. Temos uma “grande nuvem de testemunhas” aguardando o que faremos com a responsabilidade que Jesus nos deu para testemunhar a Seu respeito. Algumas estão realmente contando conosco para entrar nessa corrida da fé com excelência, estão observando-nos e serão alcançadas pelo nosso testemunho. Da mesma forma, também outras pessoas que assistem à nossa jornada como cristãos e,  se virem que as nossas ações condizem com os ensinamentos de Cristo, não chegarão a conhecer o Senhor.

            Olhar para dentro de nós – v.1.b.  Um atleta vencedor se prepara para vencer. Cuida da sua dieta, exercita-se com dedicação, procura dormir o tempo necessário para repor as energias. Ele trabalha para triunfar e alcança sucesso, porque trabalhou muito para esse fim, dando muitos passos importantes na direção certa.

            Se olharmos para um maratonista, notamos que tem um porte físico bem preparado e agilidade. Você não o verá correr com roupas inadequadas que o retardarão, fazendo-o arrastar-se na corrida. Geralmente, nada carrega nas mãos, pois qualquer objeto pesaria, diminuindo a velocidade.

            E o cristão? O que faria desacelerar na corrida para o céu? O pecado. Uma vida monótona com Deus, na qual falta o desejo de adorar e ter comunhão íntima com Cristo. TV, Smartphone, computador, passar muito tempo em diversões e hobbies, que o afastam da Bíblia, tornando-se um peso que o impede de se locomover com eficácia. Qualquer coisa que o mantenha fora da comunhão com o “Corpo de Cristo”, a igreja, você deve deixar de lado para ser um vencedor em sua corrida da fé.

            Olhar para Cristo – v.2 – Qual é a meta do atleta? A linha de chegada, a bandeira quadriculada, o troféu. Não é diferente para o cristão, devemos olhar para a linha de chegada, devemos fixar os olhos no prêmio, e manter o foco o tempo todo, isso é: “​olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...” 

            Quando assistimos às corridas de carros ou cavalos, muitas vezes ficamos decepcionados com o nosso piloto ou cavalo favorito. Lembre-se de que outros nos podem decepcionar na Corrida da Fé, mas Jesus, o presente precioso para todos os vencedores, nunca nos desapontará. Por que devemos olhar para Jesus?

Beacon nos diz: “A lógica deste olhar constante é o fato de que Cristo é o autor e consumador da fé. Todo este plano e método da fé encontram em Jesus seu autor principal, ou "Comandante de destacamento" (cf. 2.10; traduzido por "Príncipe da vida", At 3.15). Ele não é o autor [...] da fé no sentido de tê-la criado e implantado pela operação unilate­ral do Espírito Santo. Mas pode-se dizer que Ele é o Autor da nossa fé pessoal no sentido de ser seu Objeto, sua Inspiração, seu Fundamento, o que seria impossível sem a total ação redentora do Filho. O sentido de Príncipe (como em 2.10) também deve ser incluído, em levar a imagem de uma raça. Ele é o Príncipe da equipe; olhamos para Ele para receber ordens e liderança.”

Assim, como cristãos, devemos ter resistência, correr com paciência e desapegar-nos de tudo que possa embaraçar-nos, olhando para Jesus como nosso treinador. Sabedores de que quando a corrida da vida na terra terminar, receberemos o prêmio da soberana vocação, e, o mais importante, Jesus Cristo estará esperando-nos na linha de chegada da vida eterna. Leia I Co 9:24-27

Rev. Liberato Pereira dos Santos


 Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/UEASkZ7a#i6PEqNQdnvFrnr603ZOJVVzxuTABivoArq90QUxX9c4

Postar um comentário