sexta-feira, 4 de agosto de 2023

SALVOS PARA A SANTIDADE 06.08.2023

+ No comment yet

 


1 Pedro 1:13-16

Um homem estava vendendo seu antigo armazém. O prédio ficou vazio por vários meses, tornando-se vítima de vandalismo. Portas e janelas foram danificadas, lixo jogado por todo o local e pichações nas paredes. Enquanto o potencial comprador examinava o imóvel, o proprietário explicou que faria uma reforma. O interessado explicou que não haveria necessidade, pois planejava comprá-lo como estava, porque seu plano era demoli-lo e substituí-lo por algo novo. Seu objetivo não era a construção, mas sim o terreno.

            Tal situação aplica-se a Deus e nós. Ele olha para a condição do coração humano e ver que se encontra todo contaminado pelo pecado. Seu alvo não é remodelá-lo, mas fazer uma remoção completa da velha natureza e nos dá um novo coração, uma nova vida.

            No texto em apreço, Deus estabelece um padrão de santidade altíssimo! Algo que se torna um problema para nós, pois Ele é absolutamente santo, e espera que sejamos idênticos. A questão é que não somos santos e nem chegamos perto disso. As Escrituras Sagradas nos dizem que nossa justiça é como trapos de imundície diante do Senhor. Quando nos comparamos com Ele, somos muito mais profanos do que santos.

            Podemos realizar atividades religiosas grandiosas, viver uma vida procurando não fazer coisas erradas, esforçando-nos para obedecer a tudo que encontramos na Bíblia, mas, no final, veremos que nunca seremos capazes de atingir o padrão de Deus. Não importa quem você é, ou em que estágio de desenvolvimento espiritual esteja, sempre haverá algo com o qual você lutará.

            A verdade é simples: nunca seremos capazes de ser santos por nossos próprios esforços. Não importa o que você e eu façamos de bom, nunca poderemos nos tornar santos aos olhos de Deus por nosso próprio esforço. Não conseguiremos elevar nosso próprio nível de santidade para igualar ao de Deus. Ele espera que sejamos santos, mas não podemos sê-lo.

            Há um problema semelhante quando se trata da salvação; não há nenhum jeito de ser bom o suficiente para entrar no céu. Deus não pode e não permitirá que o pecado entre em sua morada. Não há nada que possamos fazer para nos acertarmos com Deus, por nós mesmos. A única maneira de nos reconciliarmos com Ele é por meio do Seu plano divino. É exatamente aqui, que Jesus entra. O Senhor sabia que não teríamos condições restituir o custo da penalidade do pecado, então Ele enviou Jesus para fazer isso por nós. Em sua morte na cruz do Calvário, Ele pagou o preço pelos nossos pecados, e venceu a morte por meio da Sua gloriosa ressurreição. Cristo é aquele que nos torna justos diante de Deus. Nós compreendemos esta verdade e aceitamos pela fé.

            Por que não admitimos que não podemos ser santos sem ajuda? Não podemos viver de acordo com o nível de santidade de Deus. Nossas vidas foram manchadas pela realidade do pecado, carregamos as cicatrizes indeléveis de nossa natureza pecaminosa. O que fazer então? Depender do Senhor. Ele nunca nos deixa sem esperança. Assim como o Pai Celestial enviou Jesus Cristo para nos salvar da penalidade do pecado, Ele envia o Espírito Santo para nos purificar das manchas do nosso pecado.

            A salvação é um dom gratuito por meio da morte e ressurreição de Cristo. A santificação é a graça gratuita por meio da habitação do Espírito Santo em nós. Deus enche a vida do cristão com a abundância de Sua bênção pessoal ao preenchê-lo com o Seu Espírito. Que dádiva maior podemos obter do que ter a presença do Espírito Santo em nós? A salvação é a obra de Cristo que nos leva para a morada celestial onde passaremos a eternidade com Deus. A santificação é a obra do Espírito Santo, que nos torna mais semelhante a Jesus e traz os valores do céu para o nosso caráter. Não devemos apenas ser salvos, mas nos tornarmos como o nosso Salvador. Ele não deseja apenas nos levar para o céu, mas trazê-lo para nossas vidas aqui na terra.

            A santidade é o processo pelo qual nos fazemos cada vez mais semelhantes a Cristo. Muitas vezes, as crianças herdam sua aparência e maneira de viver de seus pais, assim também devemos ver a aparência familiar de Cristo em nossas vidas.

            Só poderemos ser fortes quanto maior for a nossa fraqueza. É somente, quando admitimos nossas limitações diante de Deus, que poderemos receber Sua força e poder. Nunca seremos capazes de ser fortes até que primeiro aceitemos o fato de que somos frágeis.

            Já presenciei pessoas que se dizem cristã viverem na prática do pecado por palavras, pensamentos e ações, uma maneira derrotada de viver sua fé. Se Deus teve a capacidade de criar o universo em seis dias, Ele não pode nos dá o poder de viver uma vida santa? Evidentemente! Se Deus teve a capacidade de abrir o Mar vermelho, fazer cair as muralhas de Jericó, e derrubar gigante com uma só pedrinha, Ele não nos pode conceder o poder para viver uma vida de santidade? Claro que sim! Assim como tem poder para ressuscitar Jesus Cristo dentre os mortos, Ele pode ajudá-lo a viver uma vida santificada.

            Diante do exposto, se você foi alcançado pela graça salvífica de Deus, em Cristo Jesus, saiba que Ele te deu um novo coração, capaz de viver uma vida de santidade em Sua presença. Seu alvo agora é cada dia ser mais parecido com o Senhor.

               Rev. Liberato Pereira dos Santos


Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/kMAC0RLC#XCqZefig56aYSAY_NWLyLcQTQVx7d8qhHmaaQ1VDIC4

Postar um comentário