sexta-feira, 11 de agosto de 2023

ADOTADOS POR UM PAI AMOROSO

+ No comment yet

 


João 3:1-17

Pensando no Dia dos Pais, tenho uma notícia chocante para lhe dar: Você foi adotado! Seu verdadeiro pai não é quem você pensa que é. Evidentemente, estou falando de sua vida espiritual. Espiritualmente, você foi adotado na família do Pai Celestial. Não nasceu filho de Deus. Isso pode ser um choque para sua mente: “Mas todos não são filhos de Deus?” “Eu pensava que Deus era Pai de todos?” Não é Ele o criador e provedor de todas as pessoas? “Todos não nascem filhos de Deus?”

            Parece que sim, até o momento em que fizer uma pequena pesquisa nas Sagradas Escrituras, pois verá que temos uma árvore genealógica espiritual horrível. Em Efésios 2:3, afirma: “...éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” Não fazíamos parte da família de Deus. O Salmista declarou: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Sl 51:5) Por natureza, fomos gerados e nascemos em pecado, e isso significa que fomos concebidos e nascemos fora da família de Deus. Uma das passagens mais clara da Bíblia sobre nossa condição espiritual foi proferida por Cristo: “​Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8:44)

            Imagino o choque para sua vida, se seu pai se sentasse com você um dia e lhe dissesse: “Tenho uma coisa para lhe falar, você foi adotado. Não sou seu pai verdadeiro. Seu legitimo genitor é um assassino condenado, que cumpre sentença de prisão perpétua. Espiritualmente, é isso que Deus Pai nos fala. O único filho “real” de Deus Pai é Jesus Cristo. É por isso Ele afirmou que “devemos nascer de novo.”

            Pense no futuro de alguém nascido fora da família de Deus. No mundo, há muitos que parecem não ter um bom futuro. Possivelmente, você já contemplou uma criança cujos pais são viciados em drogas e criminosos perigosos. Sua vizinhança está cheia de crime, todos os seus amigos e parentes são delinquentes. Qual o futuro reservado para esse pequeno ser? A menos que algo extraordinário ocorra, ele provavelmente se tornará um infrator e irá para a prisão. Assim, éramos todos nós, nascemos num mundo pecaminoso, filhos da ira, cercados por infratores espirituais. Nosso futuro era a sentença da condenação eterna. Algo precisava ser feito! É exatamente isso que Deus, o Pai Celestial, o maior pai de todos, o fez. Ele decidiu salvar-nos e adotar como seus filhos.

            Mas, como é do nosso conhecimento, a adoção pode ser algo difícil, um processo longo, tedioso e com custos pesados. E assim foi para Deus Pai, quando resolveu adotar-nos. Todo o dinheiro do mundo não seria suficiente para a adoção de uma alma humana pecaminosa pela família celestial perfeita. O preço foi altíssimo, implicou a vida do Seu próprio Filho, Jesus Cristo.

            Considere você que é pai, com um único filho que ama muito, mas há outra criança na comunidade que deseja adotar. Porém esse ser humano está na prisão, precisamente no corredor da morte, por causa de todas as coisas terríveis que fez, contudo é seu desejo ajudá-lo, salvando-o e adotando-o. Entretanto o custo para isso é altíssimo, pois o juiz ordenou-lhe entregar seu único filho para morrer no lugar do outro. Alguém teria que cumprir essa sentença, morrer pelos crimes que aquela criança cometeu. Se você quiser salvá-la, então terá que entregar ao tribunal seu único filho, e ele tomará o lugar do criminoso. No dia determinado, você levaria seu filho até os portões da prisão e o entregaria aos guardas, que o colocariam sob custódia a criança criminosa, que você deseja adotar em sua família. Em seguida, executariam seu filho verdadeiro no lugar do réu.

            Foi exatamente isso que Deus, nosso Pai Celestial, fez. Em João 3:16, “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Deus, o Pai, tomou seu Filho, Jesus Cristo, e o entregou para ser executado. E nós, pecadores, fomos postos sob custódia de Deus. Cristo morreu, para que pudéssemos viver, para sermos adotados na família Celestial.

            Que maravilhoso Pai nós temos! Ele se dispôs a fazer tão grande ato por nós! Por meio de Jesus Cristo, nós “nascemos” (Jo 3:7) na família de Deus. Paulo escrevendo aos efésios, declarou: “nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.” (Ef 1:5) e apóstolo João emocionado afirmou: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.” (1 Jo 3:7). E isso é o que somos!

            Somos filhos adotados, porém não significa que sejamos filhos de Deus de “segunda categoria”. O Pai celestial nos ama e nos abençoa como filhos legítimos. Ele nos cobre com suas bençãos e nos faz coerdeiros com Cristo Jesus (Rm 8:17). Há uma herança nos esperando, além daquilo que podemos imaginar!

            Neste dia, honramos os pais terrenos que Deus colocou em nossas vidas, por meio deles Ele nos tem abençoado. Contudo, hoje e sempre, devemos honrar em primeiro lugar nosso Pai Celestial. O sacrifício que o Senhor fez por nós está além da nossa compreensão. Aquilo que Ele tem preparado para nós nem olhos viram e nem ouvidos ouviram, pois transcende o nosso entendimento. Hoje somos lembrados de que Deus é verdadeiramente o nosso maior Pai, devemos honrá-lo e adorá-lo por toda a nossa vida.

            Rev. Liberato Pereira dos Santos



Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/ABBnwQoa#_B31828MswABaK7-3GVhyALN-mupvUlLpy-Q80Coci0

Postar um comentário