sexta-feira, 18 de agosto de 2023

A CORRUPÇÃO E O CRISTÃO 20.08.2024

+ No comment yet


            

I Samuel 8:1-9

A experiência do profeta Samuel nos ensina muito sobre como o cristão deve lidar com a corrupção, pois nenhum de nós está imune a essa falha grave de caráter. Examinemos cuidadosamente:

Os versículos um e dois nos fala que o profeta constituiu família. Viver juntos: marido, esposa e filhos é o um presente de Deus (Sl 127:1). Orar, adorar e realizar o ministério como família é uma bênção! Anteriormente, o grande líder Josué desafiou todo o povo de Israel a jogar fora os seus ídolos mesquinhos: deuses do dinheiro, poder, posição, desejos e concupiscências da carne, e servir ao Senhor, afirmando que ele e a sua casa serviriam a Deus. Samuel e sua casa serviram a Deus.

Já o versículo três revela que os filhos do velho profeta não andaram nos caminhos do Senhor, assim como os filhos de Eli, e posteriormente, os de Davi, bem como os filhos de Israel falharam.

            Muitas crianças, quando se tornam adultas, abandonam a igreja, não gastam tempo em oração, não leem a Bíblia. Quem é o responsável? Pai ou mãe? Muitas vezes sim, os pais apenas forçam os filhos a praticarem uma religiosidade, sem lhes dar nenhum exemplo no lar, estão mais preocupados com banalidades e diversões, programas e desempenho da comunidade do que o verdadeiro amor a Deus. O único propósito deveria ser ensiná-los a crer, amar e obedecer a Deus, tornando-se exemplos para suas vidas.

            Os filhos de Samuel tornaram-se gananciosos, desviaram-se para o ganho desonesto e aceitaram subornos. Eles tinham conhecimento da maldição, castigo e a morte do sacerdote Eli e seus filhos por tais práticas, mesmo assim, escolheram esse caminho nefasto. Sinceramente não consigo entender como isso ocorreu, pois o seu pai sempre foi um homem fiel a Deus, certamente não aprenderam com ele. É possível que tenham sido influenciados pelas amizades e associação com pessoas cujos corações estavam alienados do Senhor. Por isso, devemos cuidar muito bem dos nossos filhos e da nossa vida, nesse ponto. Já declarou o apóstolo Paulo: “Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes". (I Co 15:33)  

            As Escrituras são contundentes em advertir sobre o perigo da corrupção e condená-la. O homem ganancioso enche sua casa com bens preciosos roubados (Pv 1:13), e destrói a sua própria casa (Pv 15:27). Não aceite suborno, isso te cegará. Quem aceita propinas e procura burlar a justiça é um homem perverso ( Ex 23:8;Dt 16:19 e Sl 26:10) Uma pessoa corrupta é maldita, e caso não se converta dos seus maus caminhos, será consumida pelo fogo eterno (Dt 27:25). Como diz o provérbio: “Comer a prosperidade sem a aprovação de Deus traz maldição.” Geazi, o assistente do profeta Elizeu vivenciou tal verdade. (II Rs 5:20-22)

            Por outro lado, a Bíblia apresenta promessas valiosas para o justo, aquele que procura viver uma vida caracterizada pela honestidade. Porque o Senhor não pratica a injustiça, nem parcialidade, e nem aceita suborno. (II Cr 19:7) Suas bênçãos nunca são baseadas no quanto você lhe oferta, mas como você faz, em sua disposição de obedecer-lhe (I Sm15:22-23) Só andará e habitará com o Senhor “ aquele que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal. (Is 33:14-15).

            Nos versículos quatro e cinco, os anciãos pedem um rei, um grave erro. Nenhum governo humano resolverá os nossos problemas. Devemos sempre pensar no modelo da teocracia e não nos modelos do mundo. A igreja primitiva nunca adotou o modelo romano, mas o modelo de Cristo (Jo 18:33,36-37). No VT, Deus advertiu o seu povo, Israel, de  que não seguisse os sistemas dos países pagãos, mas o modelo de YHWH (Lv 18:3-5) Não siga os caminhos e métodos dos incrédulos, mas atente para aquilo que Pedro e os apóstolos, quando ameaçados no Sinédrio, afirmaram: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” (At 5:29)

            Samuel ao ouvir o pedido dos anciãos, orou consultando ao Senhor. A oração correta é uma arma poderosa (Ef.6:18). As armas humanas trazem mortes e destruição, mas as espirituais nos fazem viver em retidão e paz. O Senhor nos deu esse grande privilégio de falar com Ele, pedir sua orientação e clamarmos por suas bênçãos.

            Por fim, nos versículos sete a nove, as pessoas que estavam experimentando a boa decisão, o julgamento e a orientação de Deus por intermédio do profeta Samuel, de repente, se voltaram contra ele. O Senhor disse ao seu servo que não desanimasse, pois eles não o estavam rejeitando, mas sim a Ele, e lhes deu um rei. É importante ressaltar que a permissão de Deus, em certos casos, não representa a Sua vontade, mas uma lição, que pode custar muito cara para nós.

Quando praticamos a verdade e vivemos na presença do Senhor de forma honesta e íntegra, certamente muitos não concordarão e se levantarão contra nós. Porém não devemos retroceder, mas nos alegrarmos, pois o que importa é agradar a Deus e não aos homens. ( Mt 5:11-12)

            Roguemos a Deus que nos ajude a manter os nossos pés no caminho da retidão.

             Rev. Liberato Pereira dos Santos

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/5ZA3UA4R#2ocPYKFNgtn4x2ry-yAIOKtJhHhxPEcOGuuSp3ABIu0

Postar um comentário