sexta-feira, 25 de agosto de 2023

COMO DEUS MOLDA UM CORAÇÃO MISSIONÁRIO 27.08.2023

+ No comment yet


Isaías 6:1-9.

 

            Isaías, cujo nome significa “Jeová salva”, destaca-se como um dos maiores profetas do VT. Ele pode ser chamado de “Profeta da Missão”. Viveu em dias de crise e desastres sem precedentes na história do seu povo, estava constantemente convocando as pessoas à fé no único Deus, que poderia libertá-las. No capítulo supracitado, encontramos o relato sensacional do seu chamado e de como Deus molda um coração missionário. Enquanto esperava no Senhor em tempos difíceis, Isaías teve uma visão, v.1 “... eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono...” Este era um dos métodos que Deus utilizava para falar com Seus servos no Antigo Testamento. Hoje, temos a Sua Palavra Inspirada (a Bíblia), e o Espírito Santo, que habita em nós, nos instruindo sobre os Seus propósitos, contanto que gastemos tempo esperando nEle. Essa visão celestial tinha a ver com a glória de Deus e nos ensina uma lição: O Senhor nos chama para contemplá-lO, antes de nos convocar para O servir. Teremos um coração missionário quando:

             Contemplamos o Senhor pessoalmente – “...eu vi o Senhor...” v.1 Quando Jesus contou a Seus discípulos sobre a visão de Isaías, Ele disse que o profeta “...viu a Sua glória e falou dEle.” (Jo 12:41. Essa glória foi, sem dúvida, o reflexo da própria santidade de Deus. Os serafins diziam isso: “...Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos...” V.2. Que lição foi para o jovem profeta! Bem diz as Escrituras: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12:14).

             Vemos o Senhor posicionalmente – “...eu vi o Senhor sentado em um trono...” v.1 – O profeta viu o trono celestial no ano da morte do rei Uzias. Aqui está um princípio divino. Somente quando é destronado e Deus entronizado, o homem será levado à compreensão do poder soberano do Senhor. Deus é o supremo e somos os seus servos.

             Compreendemos o Seu propósito – “... a terra inteira está cheia de Sua glória!” V.3 -  O propósito de Deus é encher a terra com o Seu conhecimento, a fim de que Ele receba glória!. Se captamos a visão do verdadeiro coração missionário, então o nosso serviço é levar esta mensagem ao mundo (Atos 1:8). Os cristãos do primeiro século levaram isso tão a sério que alcançaram todo o mundo então conhecido, em aproximadamente trinta e três anos. Por que não estamos realizando a mesma tarefa em nossa geração? Porque perdemos a visão do intuito de Deus.

             Rendemo-nos completamente – “... ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios...” v.5 – A visão de Deus em Sua santidade deve sempre criar em nós um senso de nossa própria indignidade  e rendição diante dEle. Aqui vemos o mistério do Espírito trabalhando no profeta, para produzir um coração missionário. Um pequeno vislumbre da glória de Deus e ele fica cheio de um sentimento de culpa em relação à sua própria pecaminosidade, e assim está pronto para a rendição. Foi o que também ocorreu com o apóstolo Pedro: “... prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.” (Lc 5:8). Deus tem que nos levar a esse ponto de rendição antes que possamos servi-lO, pois, a menos que reconheçamos a nossa natureza pecaminosa, nunca buscaremos a santidade de Deus, e sem santidade não poderemos servir ao Senhor.

             Após a sua rendição, o profeta experimentou o agir de Deus: “Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; ​com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.” Vv 6-7. Por causa do pecado a primeira necessidade do missionário é sua purificação. Este é um processo, em que contamos constantemente com o Espírito Santo para nos purificar, a fim de que sejamos vasos limpos e úteis para ser usado na obra do Mestre. Desta forma, experimentaremos o poder de Deus em nossas vidas.

             Dispomos a servir a Deus -  ​“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”  Vv 8 - Purificado e cheio do poder de Deus, o missionário agora começa a louvar! Assim, o profeta estava pronto para ouvir a voz de Deus e ser comissionado para sua missão. Este é sempre o caminho de Deus. Quando somos levados a morrer para nós mesmos, começamos uma nova vida no Espírito Santo, e estaremos completos, para servir a Deus de forma responsiva e redentora.

             Quando o Deus Triúno fez a pergunta: “Quem enviarei? E quem há de ir por nós?” A resposta já estava instalada no coração do missionário: “eis-me aqui, envia-me a mim.” Quando as pessoas não respondem tão prontamente, como o Isaías, é uma prova dolorosa de que nunca viram ou sentiram a presença de Deus, Sua glória, poder e propósito.

             “... Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. ”v.9 Para o missionário Isaías, esta foi a comissão, ir e pregar uma mensagem de julgamento, uma tarefa muito impopular. Da mesma forma, não devemos desesperar-nos ao enfrentar um mundo hostil e pecaminoso. O Evangelho ainda é: “... o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê...” (Rm 1:16). A tarefa do missionário não é converter os corações das pessoas, mas anunciar com autoridade e intrepidez o evangelho de Cristo.

             Que o Senhor nos ajude a contemplar sua santa e gloriosa presença, levando-nos a reconhecer nossa pecaminosidade, a fim de que Ele nos purifique com o precioso sangue do Seu Filho e nos use com poder e graça para anunciar a boas novas do Seu Reino.

               Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/9EJGHJLD#ONhcT3XNAkNO4KAAATiTiJSaZZ4285ItLrFCCDbbYLk

Postar um comentário