segunda-feira, 4 de julho de 2016

AS LÁGRIMAS QUE TRAZEM ESPERANÇA 03.07.16

+ No comment yet

           
          Um dos menores versículos da Bíblia nos traz conforto, esperança e instrução. Por que essas lágrimas no rosto de quem é a ressurreição e a vida, de quem tem todo o poder e autoridade no céu e na terra? Jesus levantaria seu amigo da sepultura, e ainda assim lemos que Ele chorou. Por quê? Ao examinarmos a resposta, acredito que descobriremos algo da grandeza e glória da fé cristã.
            Jesus chorou por verdadeira tristeza e simpatia. Suas lágrimas eram genuínas, podemos ter certeza disso. Ele entendeu o que estava ocorrendo e as perguntas nas mentes das pessoas. O versículo 36 diz: “Disseram então os judeus: Vede como Ele o amava”, referindo-se ao amor de Cristo por Lázaro. Isto nos revela que Jesus não é um salv ador distante, que olha para nossas provações terrenas com fria indiferença. Mas enfrentou o julgamento que merecíamos, a fim de nos trazer o perdão que não merecemos.
            Por falar em lágrimas, às vezes tentamos escondê-las dos outros, porém não devemos ter medo ou vergonha de lágrimas honestas. Elas podem ser um dom de Deus para aliviar as pressões que se acumulam no interior. Lágrimas podem falar aquilo que não encontramos em palavras, podem expressar profundamente aquilo que sentimos e como nos importamos com os outros. Deus vê através de suas lágrimas a dor e a tristeza de seu coração. Suas lágrimas são preciosas para Ele. Assim, você pode confiar em Deus como seu Salvador, e lançar sobre Ele todas as suas ansiedades, pois Ele cuidará de você. (I Pe 5:7). Jesus se importa com você.
            Jesus chorou de indignação e até mesmo de raiva. Veja versículo 33: “Jesus gemeu em seu espírito e perturbou-se”. As palavras gregas aqui podem ser traduzidas: “Jesus ardia em indignação dentro de si mesmo.” Por que Ele estava tão profundamente perturbado em espírito? Porque a morte não é nossa amiga, mas consequência do pecado. Deus não é o autor da morte. A Bíblia ensina: “O último inimigo a ser destruído é a morte” (I Co 15:26). Mas há outro tipo de morte que Cristo odeia com maior intensidade, as “almas mortas em seus delitos e pecado” O pecado entrou neste mundo e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. (Rm 5:12). O aguilhão da morte é o pecado e Cristo veio para destruir o pecado e a morte por meio da sua própria morte vicária e ressurreição gloriosa. É verdade que somos todos culpados deste pecado por causa de nossa desobediência, mas graças a Deus, “A lei do Espírito da vida em Cristo Jesus pode nos libertar da lei do pecado e da morte.” (Rm 8:20. Jesus disse: “Eu sou aquele que vive, que estava morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos! E tenho as chaves do inferno e da morte.” (Apc 1:18)
            O coração de Cristo arde com indignação por causa da morte espiritual que afeta a humanidade. O pecado é direta ou indiretamente a causa de toda a infelicidade, a ganância egoísta, os corações partidos e lares destruídos em nosso mundo. E Cristo odeia essas coisas que machucam e pervertem a alma. Queira Deus que também odiemos o pecado como Cristo odiou. Se você se sente indignado com toda injustiça, violência e maldade em nosso mundo, pode ter certeza que o Senhor sente ainda mais.
            E finalmente, Jesus chorou de alegria! Parece uma contradição, mas não há, Jesus olhou além da situação imediata. Ele estava prestes a abrir um túmulo e ir além das sobras para o reencontro feliz que ocorreria com Maria, Marta e Lázaro. O pranto pode durar uma noite inteira, mas logo pela manhã vem a alegria.  A Bíblia nos revela que muitos sentiram esta alegria, o endemoninhado gadareno saltou de alegria, quando foi liberto, o coração do cego Bartimeu encheu-se de alegria quando o Salvador lhe abriu os olhos. Diz-nos ainda que há alegria no céu quando um pecador se arrepende.

            O pecado e a morte não são a maior tragédia. É muito mais trágico desperdiçar a oportunidade de viver uma vida com Deus e  os outros, de confiar em Cristo como Senhor e Salvador. Não precisamos temer o pecado e a morte, Jesus já os venceu. É por isso que podemos sorrir através das suas lágrimas. Há esperança para aqueles que confiam no Senhor Jesus, podem olhar para frente e contemplar o reencontro feliz com Ele e todos aqueles que morreram e vivem na Sua presença. 
                  Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/#!1colUTKI

Postar um comentário