terça-feira, 11 de outubro de 2016

COMO VENCER AS BATALHAS DA VIDA - 09.10.16

+ No comment yet

COMO VENCER AS BATALHAS DA VIDA
II Crônicas 20
Uma das metáforas presente na Bíblia: a vida cristã é uma batalha! Paulo nos adverte: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo.” (Ef 6:11). Enfrentamos muitas diariamente, elas podem ser: batalhas financeiras, espirituais, relacionamentos interpessoais, e  de outra ordem.
            No texto supracitado, O rei Josafá recebeu uma notícia por meio de um amigo de que três nações inimigas viriam guerrear contra ele. As chances eram mínimas, pois eram três contra um. Esta história nos ajuda a compreender os princípios vitais para vencer as batalhas da vida.
            1 – Identifique o seu inimigo – v.1 Parece um principio bastante óbvio, mas na verdade muitas pessoas simplesmente não sabem quem é o seu inimigo. Começam a desconfiar de todos. Muitas vezes pensam que o inimigo são os membros da família, mas eles podem não está guerreando contra nós. Pode ser que o inimigo seja a nossa própria atitude, a forma como estamos lidando com a situação. Para vencer nossas batalhas necessitamos saber quem são os inimigos.  
            2 – Não se deixe ser conduzido pelas emoções – v.3 Josafá ficou com medo. Podemos até entender, afinal eram três nações subindo para lutar contra ele. Mas não podemos deixar que nossas emoções assumam o controle. Muitas pessoas diante das batalhas ficam irritadas, furiosas e acabam explodindo emocionalmente e não conseguem lidar com a situação. Somos seres emocionais, mas não podemos deixar que as emoções dirijam nossas vidas. Leia: Tiago 1:19-20 e 2 Timóteo 1:7.
            3. Leve seus problemas ao Senhor – v.3 A oração deve ser a primeira arma a ser utilizada para enfrentar as batalhas da vida, não a última. Normalmente, a última coisa que tentamos é a oração, talvez porque queremos que as coisas funcionem do nosso jeito. Josafá, diante do problema, orou. Veja o que ele disse: “Deus, eu sei que o Senhor me ajudou no passado. Eu sei que o Senhor pode me ajudar no futuro. Então, por favor, ajude-me agora. Por favor, cuide de nossos inimigos, pois não temos como enfrentá-los. Não sabemos o que fazer, os nossos olhos estão posto em Ti” (vv 6-12
            4. Admita que precisa de ajuda – v.12 “...Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer...” Você precisa dizer: “Senhor, tenho um problema e preciso da sua ajuda.” Há apenas um tipo de pessoa que Deus não ajuda, aquela que acha que não precisa dEle. Quando você diz: “Senhor, tenho um problema, preciso de Sua ajuda, admito que não estou preparado” então Ele pode trabalhar por você. A vida cristã é uma vida sobrenatural e necessitamos do poder de Deus para vivê-la, não podemos conduzi-la por conta própria, pois somos frágeis. Deus está disposto a nos ajudar. (Tiago 4:6)
            5. Confie no poder de Deus – v.12 “...porém os nossos olhos estão postos em ti.” Não podemos olhar para as circunstâncias, mas para o poder do nosso Deus. Ele é o El Shaddai, o Deus todo poderoso, agindo Ele ninguém impedirá.
            6. Descanse na sua fé – v.5  Veja a resposta de Deus: “....Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.” Muitos cristãos hoje andam exauridos porque estão tentando lutar as batalhas com as suas próprias forças. Jesus diz: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” Jo 15:5. Deus está no controle, todas as coisas cooperam para o bem daqueles  que confiam nEle. A vida cristã é uma caminhada de fé e dependência de Deus. Ele está conosco em todo o tempo para nos ajudar.
            7. Agradeça a Deus antes de tudo.  A história de Josafá é fascinante da maneira como a batalha foi vencida! “Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor a louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.”. v.21 Enquanto o povo louvava e adorava a Deus, os inimigos eram derrotados. Antes de a batalha ser travada devemos louvar a Deus com fé em seu poder e confiantes na sua gloriosa promessa.

            Que o Senhor nos ajude a seguir esses princípios em nossas batalhas, certo de que em Cristo seremos mais do que vencedores.
            Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/#!cMwTnLAL

Postar um comentário