terça-feira, 18 de outubro de 2016

DEUS CUIDA DE VOCÊ 16.10.16

+ No comment yet

DEUS CUIDA DE VOCÊ
Êxodo 3:1-10
Enquanto o povo hebreu no cativeiro egípcio clamava por livramento, Deus estava convocando um pastor num deserto a várias centenas de milhas ao sudeste, para libertá-lo. A história de Moisés é singular! Ele tinha sido um príncipe, mas tentou ser um herói e acabou como fugitivo. Vivendo em terra estrangeira como um pastor, Deus o preparou para a liderança na universidade do deserto.
            Não devemos nunca duvidar de que Deus não se importa conosco só porque nos deixa enfrentar situações difíceis. Deus sempre tem um plano para nossas vidas.
            A sarça ardente é um fenômeno bíblico incrível. Queimava, mas não se consumia. Quando Moisés se aproximou para examinar o arbusto de perto, Deus o chamou. Como é importante parar e ouvir, quando Deus está tentando chamar nossa atenção! Muitas vezes perdemos oportunidades maravilhosas na vida, porque não fazemos uma pausa para considerarmos cuidadosamente o que Deus nos tem a dizer. Deus ainda deseja  comunicar-se conosco individualmente. O Deus que cuida de nós revela várias coisas sobre si mesmo nesta história.
            Ele é um Deus santo. Moisés foi avisado de que estava em “solo santo”, mas o que isso tem a ver com a libertação do povo da sua opressão? A palavra “santo”, na Bíblia, significa “separado”. Estamos separados de Deus por causa dos nossos pecados, porém não precisamos esconder-nos dele, porque não é isso que Ele deseja. O Senhor fez grandes coisas para nos trazer de volta para sua presença, apesar dos nossos pecados. Por que Deus se revelou dessa maneira para Moisés? É porque Deus não podia livrar seu povo da escravidão para a bênção, sem primeiro tratar do pecado. Sua santidade exige isso. Deus revelou claramente esta verdade por meio do profeta Isaias: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.” Deus deseja livrar-nos das consequências dos pecados.
            Ele é um Deus misericordioso.  A expressão “Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos.” descreve a preocupação de Deus com aqueles que estão em apuros. O Senhor não está alheio às suas lutas, Ele conhece cada uma delas, bem como o ouve quando você O busca com o coração contrito. O texto não apenas diz que Ele vê, ouve e sabe, mas desce para libertar. Deus está olhando, ouvindo e respondendo às nossas necessidades! Ele está pessoalmente envolvido.
            Por que Deus enviou Moisés? Porque o Deus que se preocupa conosco comissiona pessoas a participar do Seu propósito! “Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel.” V.10. Moisés pensou que não estaria qualificado para a missão por causa das suas deficiências (v.11), pode ser que os seus fracassos do passado o intimidavam também. Moisés poderia ser o que fosse, mas Deus se importava com ele e o escolheu. Não devemos concentrar-nos em nosso passado, problemas ou deficiências, quando estamos diante de uma situação adversa, mas devemos manter toda a nossa atenção em Deus. Ele quer usar-nos para ser parte da solução dos problemas em nossas vidas e nas dos outros.

            Onde está o seu foco hoje? Deus é um Deus Santo, se você abandonar o pecado, obterá a Sua bênção, se negá-lo ou ignorá-lo estará enganando-se ( 1 Jo 1). Você crer num Deus compassivo que vê os seus sofrimentos, se preocupa com você, e Ele deseja usá-lo, a fim de resolver os seus problemas e abençoar outras vidas? Devemos reconhecer a santidade de Deus e procurar viver em pureza de vida, certo de que Ele vê, ouve, conhece e vem em nosso socorro, assim devemos dizer: “Eis-me aqui Senhor, faça conforme a tua vontade.”
              Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Postar um comentário