sexta-feira, 4 de agosto de 2017

UM CORAÇÃO ENDURECIDO 06.08.17

+ No comment yet

UM CORAÇÃO ENDURECIDO
Salmo 95: 8-10
           
O que vou proferir pode surpreender você, mas é o que acredito de todo o meu coração: Os corações mais difíceis neste mundo não estão entre os ímpios, mas entre o povo de Deus! Quando pensamos em pessoas de corações duros, a maioria de nós pensa em ateus ávidos, como a artista de rock Marilyn Manson, que rasga Bíblias durante seus shows no palco. Sempre que ouvimos sobre pessoas como estas, afirmamos: São as pessoas mais endurecidas do mundo! Podemos pensar nos ativistas gays, que promovem as marchas pelas ruas do nosso país. Muitos desses homossexuais zombam do cristianismo e blasfemam o nome de Deus. Sempre que ouvimos sobre essas pessoas, concluímos: Seus corações se tornaram endurecidos por causa do pecado, é impossível alcançá-los! Podemos pensar nas nações comunistas, que durante décadas perseguiram os cristãos. Poderia continuar descrevendo todos os tipos de escarnecedores, blasfemos, rejeitadores de Cristo. E, de fato, cada um deles poderia ser facilmente descrito como sendo de coração endurecido.
            Mas se você quiser descobrir os corações mais endurecidos de todos, aqueles a quem o Senhor mais despreza, olhe para dentro da casa de Deus. Os corações mais insensíveis são sempre encontrados entre o Seu povo! A trágica verdade é que, apesar de ouvir mensagens ardentes enviadas do céu, multidões de cristãos não praticam o que ouvem. Eles se recusam a permitir que Deus entre em certas áreas de suas vidas. Continuam ouvindo sem prestar atenção, e a dureza apodera-se dos seus corações.
            No texto, supracitado, Deus está falando com os israelitas, pessoas escolhidas por Ele. Dada a a sua relevância, ele é repetido no N.T : “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.” (Hb 3:7-8). Quais as razões que levam um coração a se tornar endurecido: Pecados impenitentes e contínuos – Hb 3:13 “Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.” João afirma em sua primeira epístola, 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” No entanto se não confessarmos nossos pecados, eles afetam nossas consciências, tornando difícil distinguir o certo do errado, (vide I Timóteo 4:1-2).  O orgulho“A arrogância do seu coração o tem enganado, você que vive nas cavidades das rochas e constrói sua morada no alto dos montes; você que diz a si mesmo: ‘Quem pode me derrubar?” Obadias 1:3. Recusar-se a perdoar ou manter sentimentos de vingança. Se mantivermos o rancor significa que somos implacáveis e não amorosos, carregaremos a amargura, ira e ódio. Promoveremos fofocas e calúnias. Veja Efésios 4:26. Resistir ao Espirito Santo – Estevão denunciou aos religiosos em seu julgamento: “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!” At 7:51. Paulo fez a seguinte exortação: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.”  Ef 4:30. No versículo seguinte, ele mostra as atitudes daqueles que resistiram ao Espírito Santo, manifestam a natureza pecaminosa, amargura, raiva, gritaria, calúnia, malícia. As lutas e tribulações – O coração também pode  tornar-se endurecido, quando sofre contratempos e decepções, em vez de confiar no Senhor, tende-se para o desespero e descrença. Todos nós estamos sujeitos às adversidades e tribulações neste mundo, por isso devemos pensar como Paulo: “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Rm 5:3-5. Não deixe que seu coração se endureça quando passar pelas lutas.
            Os resultados de um coração endurecido: torna-se insensível à Palavra de Deus, fica mais vulnerável para rejeitar ao Senhor, preocupa-se cada vez menos com a sua condição de pecador e está andando num terreno muito perigoso.  “Sucedeu, pois, que, pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe contou essas coisas; de modo que o seu coração desfaleceu, e ele ficou como uma pedra. Passados uns dez dias, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu.” I Sm 25:37-38

            Os recursos para um coração endurecido: Ouça a mensagem do evangelho, preste atenção ao chamado do Espírito Santo, arrependa-se e volte-se para o Senhor, alegre-se com a salvação. Certamente Deus lhe dará um novo coração disposto a amá-lo e obedecer-lhe: “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” Ez 36:26. O Senhor está perto daquele que tem o coração quebrantado, mas resiste àqueles que têm seus corações endurecidos.
                Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário