sábado, 20 de janeiro de 2018

COMO ENFRENTAR OS DIAS MAUS 21.01.18

+ No comment yet

COMO ENFRENTAR OS DIAS MAUS
Salmo 30:1-12
Como pais, queremos proteger nossos filhos de ameaças, problemas e danos. No entanto, mesmo que sejamos super pais, não conseguimos atingir tal objetivo. Nossas crianças enfrentam momentos difíceis, aflições, falhas e dores. Nem sempre isto ocorre, porque falhamos como pais, mas porque estas situações fazem parte da vida e fogem do nosso controle.
            Como pastor gostaria de que minha congregação nunca enfrentasse lutas, frustrações  ou dificuldades. Somente sucesso e alegrias. Porém não conseguimos manter os tempos complexos longe de nós. Assim, experimentamos crises e situações desagradáveis, que podem ser a razão do desaparecimento de muitas outras instituições, mas, graças ao Espírito de Deus, à nossa determinação e ao apoio de cada irmão, conseguimos sobreviver. Continuaremos adorando o Senhor e compartilhando do Seu amor e graça a todos que nos rodeiam.
Nossas experiências refletem as do salmista no salmo supracitado. As ideias de Davi têm muito a nos ensinar, enquanto fazemos nossa caminhada de fé.
            Os dias maus ocorrem – Há vinte anos, aproximadamente, um livro best-seller foi publicado: Quando Coisas Ruins Acontecem as Pessoas Boas. Um livro que tenta explicar por que ocorrem tragédias. Um excelente trabalho sobre o assunto. O autor Harold S Kushner escreveu basicamente que não se culpe a Deus nem a nós mesmos, quando coisas ruins acontecem. Kushner segue a linha de pensamento de que a dor e o sofrimento fazem parte da vida, coisas de que você não pode escapar, não importa o quão perto esteja de Deus. Tentamos criar uma relação de causa/efeito com as extremidades soltas de nossas vidas, e simplesmente não podemos fazer assim.
            Podemos afirmar que o salmista era um homem de Deus, mas coisas ruins aconteceram em sua vida. No versículo dois: “Ele clamou por ajuda e (Deus) o curou.”  Creio que não há uma pessoa que não tenha experimentado situações complicadas, sem  capacidade para evitá-las. Em certo sentido, você estava no lugar errado na hora errada! Saber que não foi culpa sua e não foi julgamento de Deus não melhora a situação, mas, pelo menos, elimina a culpa de sua lista de preocupações. Esta é a má notícia, infelizmente ocorre, então se acostume! Mas há também algumas boas notícias.
            Deus nos resgata – O salmista se alegrou porque Deus o resgatou, curou, salvou do Sheol e ouviu e respondeu as suas súplicas.
            Como congregação, celebramos o fato de que Deus ouviu nossas orações e nos respondeu. Durante anos oramos para que Ele nos ajudasse a construir o nosso templo, e mesmo neste tempo de crise econômica do nosso país, conseguimos avançar com a obra e já podemos nos mudar.
Estamos vivos, a vida pode não ser perfeita, mas como dizem: “acima do solo, vertical e respirando”. De uma forma ou de outra, cada um de nós passamos por momentos ruins, contudo estes tempo difíceis que experimentamos não são suficientes para nos separar do amor de Deus. Podemos até ocasionalmente ter questionado a Sua presença, mas, ao refletir, percebemos que Deus nunca nos abandonou, e estava constantemente trabalhando em nosso favor.
            Fé para o amanhã – Os maus momentos que experimentamos têm seus efeitos sobre nós. O Espírito Santo utiliza-os para nos moldar. Às vezes eles nos purificam, em outras ocasiões, mostra-nos que partes de nossas vidas não refletiam os ensinamentos de Jesus e nos convence a mudar. Nos tempos ruins, nossa fé é testada, fortalecida, nossa confiança cresce, nosso compromisso aprofunda-se, e o nosso amor expande-se.
            Por causa das coisas ruins que experimentamos, somos capazes de olhar para o futuro com coragem e esperança. Deus operou no passado. Estamos agora confiantes de que Ele estará conosco quando entrarmos o futuro. Há uma canção de Bill Gather que diz: "Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas sabemos quem detém o futuro."
            Deus transforma nosso luto em danças e nos veste de alegria. Vivamos cada dia com louvor e ação de graças em nos nossos lábios, usando nosso corpo, dons e talentos para adorar Aquele que cuida dos seus amados.
               Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  






Postar um comentário