sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O CUIDADO DE DEUS 28/01/18

+ No comment yet

O CUIDADO DE DEUS
Salmo 23
Rebanhos de ovelhas eram abundantes nos campos de Israel, as pessoas os encontravam diariamente. Todos sabiam que as ovelhas eram presas fáceis dos predadores e um pouco teimosas. Sabiam distinguir entre um bom e mau pastor. Por esta razão, encontramos na Bíblia muitas analogias e várias parábolas sobre ovelhas e pastores.
Infelizmente, pastores e rebanhos de ovelhas não fazem parte da nossa vida diária. Perdemos muito na compreensão do significado e importância das analogias bíblicas e das parábolas de Jesus sobre este cenário.
O foco do salmo supracitado é o pastor e não a ovelha. É sobre Deus e não necessariamente sobre você e eu. Nos tempos do Velho Testamento, o rei frequentemente era chamado de “O Pastor”. Tal comparação descrevia o governo benevolente do rei e seu amor pelo povo. Isto pode não ser uma imagem útil e significativa para nós, devido a nossa conjuntura política, pois os nossos políticos não estão determinados a servir e cuidar do povo, mas explorá-lo.
            Uma figura mais aproximada para nós seria o papel de um mentor. Este é alguém que nos dirige sob suas orientações. O mentor guia e instrui. Procura ajudar seu seguidor                   a desenvolver suas potencialidades e talentos, a fim de que seja bem sucedido em seu trabalho. O mentor vê o potencial do discípulo, aceita-o como é, mas não fica satisfeito até que ele seja tudo o que deseja para sua vida.
            O Espirito Santo exerce esse papel em nossas vidas. Como um mentor, Ele nos guia, instrui e nos concede conhecimento, compreensão e sabedoria. O Espírito sussurra em nossos ouvidos, lembrando-nos do amor de Deus. Ele nos inunda com a paz que excede todo o entendimento, em meio às tempestades da vida. O Espírito Santo fortalece nossa fé, aprofunda nosso conhecimento e expande nosso amor para que vejamos todas as pessoas como alvo do amor de Deus.  Ele transforma a nossa vida por meio do Seu poder. O Espírito Santo é o nosso Pastor e mentor.
            O Salmista descreve que Deus o conduziu às pastagens verdes e às águas tranquilas. A ideia transmitida aqui é de abundante provisão e segurança. Pastos verdejantes e águas calmas eram escassos em Israel. No entanto, o Pastor conduziu o salmista a esse ambiente aprazível.
            Os cristãos frequentemente fazem a Oração do Senhor, que contém a seguinte teor: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje.” Vivemos nossas vidas na perspectiva de que Deus nos forneça comida, roupas, abrigo, família e tudo de que necessitamos no dia a dia. O Senhor nos supre e faz isso abundantemente. Ainda assim, não são poucos que reclamam, não reconhecendo que Deus provê suas necessidades além daquilo que eles necessitam.
            É interessante que as pessoas, hoje, mesmo na abundância e oportunidades, se queixam de que não têm o suficiente. Olham para o saldo do balanço no final do mês e declaram que não têm o bastante. Dirige um carro com cinco anos de uso, e reclamam por que não sentem o aroma de carro novo por mais tempo. São influenciadas pela mídia que nos tenta  convencer de que precisamos de muito mais. Em vez disso, devemos buscar o contentamento que nos leva a descansar nos braços de Deus, e dar graças pelas abundantes bênçãos que recebemos.
            Os pastores protegem suas ovelhas. O Salmista agradece pela vara (disciplina) do pastor, que o consola, e reconhece que Deus está guardando sua vida. Porque o Pastor esteve com ele no vale da sombra da morte, nenhum infortúnio sobreveio sobre si.
            Nós cristãos reconhecemos que Deus está conduzindo as nossas vidas mesmo quando atravessamos as fases ruins. Podemos enfrentar o fracasso, a enfermidade, ser alvos de rumores, calúnias, fofocas. Sermos abandonados e traídos, mas Deus estará sempre ao nosso lado. Nada será capaz de nos separar do Seu precioso amor. Todos nós temos dissabores cicatrizes, mas também experimentamos cura, integridade e vida. Assim, podemos erguer a cabeça e prosseguir na nossa caminhada, certos de que o nosso amado Pastor cuida de cada detalhe de nossas vidas.

            Celebremos não somente o fato de que, como um bom Pastor, Deus nos resgata em nossos tempos de aflições e necessidades, mas também por Ele está constantemente presente em nossas vidas. Deus está moldando a imagem de Cristo em nós, para isso Ele nos concede tudo o que necessitamos e nos protege das investidas do predador/Satanás. Sejamos gratos a Deus com ações de graças e louvor.
               Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  



Postar um comentário