sábado, 13 de janeiro de 2018

POR QUE DEVO FREQUENTAR OS TRABALHOS DA MINHA IGREJA? 14.01.18

+ No comment yet

POR QUE DEVO FREQUENTAR OS TRABALHOS DA MINHA IGREJA?
Hebreus 10:25
Como pastor, observo que, em cada igreja, existem alguns cristãos que participam de todos os trabalhos da comunidade. Vão aos estudos bíblicos, Cultos de orações, Escola Dominical e aos Cultos dominicais. Quando a igreja realiza um trabalho evangelístico, eles estão lá. Mas, por outro lado, há aqueles que são inconstantes, participam às vezes aos domingos, porém não estão presentes na maioria dos serviços da comunidade. Por que a diferença? Isso realmente faz diferença? Sou convicto de que faz muita diferença, na vida espiritual do cristão, bem como da congregação, a frequência assídua dos seus membros. Quero compartilhar algumas razões por que cada cristão deve comparecer aos trabalhos de sua igreja, a menos que seja impossibilitado por doenças ou circunstâncias fora do seu controle.
            Para cumprir a ordem do Senhor – No texto supracitado lemos: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns...”  Somos advertidos contra o abandono completo. Devemos cuidar para que as ausências esporádicas não nos levem a negligenciar nosso compromisso com a congregação. Congregar não é uma opção, mas sim um mandamento.
            Edificar uns aos outros - “...mas encorajemo-nos uns aos outros...” Temos a responsabilidade de ajudar no crescimento espiritual dos irmãos, e a nossa presença estimula os outros.  Quando nos ausentamos sistematicamente dos trabalhos, dificilmente desenvolveremos relacionamentos fortes que possam edificar e fortalecer a vida espiritual dos nossos irmãos.   
            Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus – Em Mateus 6:33, Jesus nos ordena a colocar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça. Todos têm prioridades, mas devemos colocá-las na ordem correta. Muitos cristãos aceitam empregos que o impossibilitam de frequentar sua comunidade, ou praticam esportes/lazer ou outras atividades que estão em conflito com os trabalhos congregacionais, assim qual deve ser a prioridade? Alguns ficam em casa por causa da visita familiar, assim estamos colocando Cristo primeiro? Creio que não estamos cumprindo a ordenança de Cristo, quando faltamos constantemente à maioria das atividades da igreja.
            Crescer e desenvolver-se espiritualmente – Todas as programações da igreja visam ao nosso crescimento espiritual. Ouvir os sermões, participar da Escola Dominical, orações e outras atividades ajudam a nos tornar cristãos mais maduros – cf Hb 5:12-14 Os hinos e canções ensinam-nos a louvar a Deus, cf Cl 3:16. Os sacramentos, Ceia do Senhor e Batismo, são ministrados para nos aproximar mais de Deus, bem como uns dos outros. Nosso crescimento depende da nossa dieta. Não se pode crescer espiritualmente, se não nos alimentamos de Deus. Aqueles que abandonam a comunidade sofrem de “desnutrição espiritual”, tornando-se suscetíveis às tentações.
            Para ajudar a igreja cumprir sua missão – A igreja é um organismo semelhante ao corpo humano, precisa de cada um dos seus membros para o seu perfeito funcionamento, cf Ef 4:15-16. Para operar corretamente uma igreja necessita do trabalho espiritual e físico dos seus membros. Ninguém pode afirmar que não é necessário, nem que não precisa dos outros, cf I Co 12:12-19.  Os membros, que frequentam raramente, podem contribuir pouco para sua comunidade. Você deseja que sua igreja cresça? Pessoas sejam salvas? Os fracos incentivados? Uma igreja torna-se mais forte pelo envolvimento dos seus membros.
            Dar um bom testemunho e influenciar – Somos exortados pelas Escrituras a desenvolver um bom exemplo, para os outros, o mundo - cf  I Tm 4:12; Tt 2:7-8; Mt 5:14-16. É um bom modelo para os crentes novos, os fracos espiritualmente, visitantes e especialmente para nossos filhos, quando temos compromisso assíduo com os trabalhos da nossa comunidade.
            Ter uma consciência tranquila  -  Jesus morreu para purificar a nossa consciência – Hb 9:14. Fomos batizados, com o apelo por uma boa consciência – I Pe 3:21. Devemos ter fé e uma boa consciência – I Tt 1:19. O objetivo do nosso ensino é ter uma boa consciência – I Tm 1:5. Quando nos ausentamos das atividades da igreja, contribuímos para uma consciência culpada. Deixando de congregar, não por causa de doença ou algum motivo de força maior, sentimo-nos culpados, pois sabemos que deveríamos estar reunidos com os irmãos.

            Assim, devemos participar de todos os serviços da nossa comunidade, para cumprir o mandamento de Deus, edificar uns aos outros, buscar o Reino de Deus, crescer espiritualmente, ajudar a igreja a cumprir fielmente a sua missão, dar um bom exemplo e ter uma consciência tranquila. Que o Senhor nos ajude a dizer: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor.” Sl 122:1
             Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  




Postar um comentário