sábado, 18 de novembro de 2023

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS? 19.11.2023

+ No comment yet


Deuteronômio 10:12

            A resposta de um coração piedoso a essa indagação abrange três dimensões: exterior (faça justiça), interior (ame a misericórdia) e superior (caminhe humildemente). As palavras proferidas por Moisés, no texto supracitado, são para todas as gerações, assim Deus deseja que:

            Pratiquemos a Justiça – Deus espera que vivamos com um senso do que é correto e errado. Há muita injustiça e opressão ao nosso redor, mas Ele aspira que pratiquemos a equidade e protejamos os inocentes. Necessitamos ser absolutamente justos na forma como tratamos os outros. O exercício da justiça é a resposta exterior de um coração piedoso.       

            Amemos a misericórdia – Deus espera que sejamos misericordiosos. Junto com a justiça, ele almeja que Seu povo demonstre amor ao próximo. Como o samaritano fez ao homem espancado pelos salteadores (Lc 10:25-37).

            Andemos humildemente – É uma descrição da atitude correta do coração em relação a Deus. O povo do Senhor deve depender dEle, e não de suas próprias habilidades. Em vez de nos orgulharmos do que temos ou fazemos, humildemente reconheçamos que tudo o que possuímos vem das Suas preciosas mãos. Andar em humildade é a resposta ascendente de um coração piedoso.

            Que o temamos – Respeitá-lO, obedecer-Lhe, submeter-se à Sua disciplina e adorá-lO com admiração. Temer a Deus significa ter profunda reverência a Ele, o que afeta sobremodo a maneira como vivemos. Inclui compreender quanto Deus abomina o pecado e temer Seu julgamento sobre a transgressão. O sábio Salomão afirmou que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. (Pv 9:10)

Andemos em todos Seus caminhos – A palavra “caminho” fala de como vivemos e nos comportamos. Assim, “andar em todos os seus caminhos” significa viver “de maneira que lhe agrada.” O Senhor deseja que sigamos Seu exemplo em todos os sentidos: santidade, amor e serviço. As Sagradas Escrituras nos ensinam como devemos andar neste mundo: Com pessoas sábias (Pv 13:20); com pessoas piedosas (Sl 1:1); corretamente (Rm 13:9-14); humildemente (Mq 6:8); em retidão (Pv 14:2); em integridade (Pv 10:9); nos caminhos certos (Pv 4:11); na luz ( I Jo 1:7).

            Que o amemos – Deus requer que o amemos de todo o nosso coração, alma, força e entendimento. Ele deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida. Nosso amor a Ele não pode ser apenas de palavras, em vez disso devemos ansiar por Ele como a corça anseia pelas correntes de água (Sl 42:1). Deus sempre fez o primeiro movimento, mas espera por nossa resposta amorosa. “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro.” (I Jo 4:19).

            Que o sirvamos – Servir a Deus não é uma obrigação forçada, mas uma resposta livre, natural e cheia de alegria ao amor incomensurável, que Ele nos demostrou ao entregar o Seu único Filho, para morrer na cruz do Calvário em nosso lugar. O amor serve, não com constrangimento, mas com a disposição de alguém que está arrebatado por ele.

            Guardemos os Seus mandamentos – Quando observamos os estatutos do Senhor, provamos nosso amor por Ele: ”se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (Jo 14:15) E mostramos nossa fidelidade: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. ​Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele.” (1 Jo 2:3–5) Além disso, o Senhor nos pede que obedeçamos a Seus mandamentos para nosso benefício: ”Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.” (Sl 19:8).

            Desta forma, o profeta Miqueias, inspirado pelo Senhor, nos apresenta uma resposta concisa a nossa pergunta: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Mq 6:8)

              Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/AZ5HXDBD#epmIrltKBy4wpr0pAD0t4V6-uEcXM8K_opnwsIux55c


Postar um comentário