sexta-feira, 29 de março de 2024

UMA MENSAGEM EXTRAORDINÁRIA 31.03.2024

+ No comment yet


            Marcos 16:1-8

Medo e pavor encheram os corações daquele pequeno grupo de mulheres, enquanto caminhavam pelas ruas silenciosas e escuras de Jerusalém, naquela manhã de domingo. Elas estavam indo ao túmulo do homem que acreditavam ser o Messias. Ele havia prometido vida a todos que viessem a Ele, mas agora estava morto. Certamente, elas ficaram confusas e preocupadas com a enorme pedra na porta do túmulo. Como poderiam três mulheres ter a esperança de mover uma pedra que pesava várias centenas de quilos? Contudo prosseguiram, levadas pela sua terna missão, a de terminar os preparativos para a sepultura do corpo de Cristo.

Ao avistarem o sepulcro, ficaram surpresas ao ver a pedra removida e os guardas romanos caídos, como mortos ao redor da entrada do túmulo. Vendo isso, correram para se certificarem se o corpo de Jesus estava lá, porém não o enxergaram. Que medo deve ter tomado conta de seus corações! Talvez receassem que os governantes judeus ou os romanos tivessem levado o corpo para evitar que Seus discípulos falsificassem Sua ressurreição. Ou suspeitassem que ladrões de túmulos houvessem levado o corpo e o usariam em algum plano de extorsão. Quaisquer que foram as dúvidas e preocupações, que lhes possam ter enchido os corações, duraram pouco. Porque, de repente, as mulheres notaram um “jovem” sentado na pedra, (Mt. 28:2-3). Era um anjo, que vê o medo delas e começa a lhes falar e transmite uma mensagem extraordinária que ainda tem o poder de transformar vida.

            Uma mensagem de paz – v.6. "Não tenham medo." As senhoras devem ter sentido medo enorme ao se depararem com o ser angelical! Mas as primeiras palavras dos seus lábios foram expressão de paz. É muito apropriado que a ressurreição de Cristo tenha sido acompanhada de anúncio tão especial, porque, depois de mais de dois mil anos, a vitória do Senhor continua trazendo serenidade aos corações de todos que acreditam nEle. Sua ressurreição nos dá paz quanto à nossa salvação (Hb 7:25), à morte (Jo 11:25-26), à eternidade (Jo 14:16-18) e a nossa própria vida (Jo 14:16-18). Ele está vivo e espera que Seus filhos retornem para casa (Apoc 1:13-18). Não sei para você, mas esse fato histórico enche-me o coração de verdadeira paz.

            Uma mensagem de poder – v.6b“Ele ressuscitou.” Jesus não foi o primeiro homem a se levantar dos mortos, Lázaro (Jo 11), O filho da viúva de Naim (Lc 7) e a filha de Jairo (Mc 5) o fizeram, mas Ele foi o pioneiro a suplantar o inimigo natural do homem, para não morrer mais! Em face de Ele ter sido capaz de derrotar a morte, todos aqueles que O recebem como seu Salvador e Senhor, por seu poder e graça, terão o privilégio de participar dessa grande vitória – a ressurreição. No exato momento da salvação, Sua ressurreição nos é imputada e nos tornamos vivos nEle (Rm 6:8; II Tm 2:11). Isso significa a “vida abundante” de que Jesus falou em João 10:10.

            Todo este grande poder da ressureição será finalmente consumado, quando Cristo retornar e ressuscitar os mortos, que morreram nele. Imagine todos os santos que partiram ressuscitando dentre os mortos e, glorificados, se reunirão com o Senhor, a fim de viver para sempre com Ele, isso é maravilhoso! ( I Ts 4:13-18).

            Uma mensagem ativa – v. 6c “...Ele não está aqui!” Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, imediatamente desaparece do túmulo e o encontramos ocupado fazendo algo importante. Como o Grande Sumo Sacerdote, Cristo seria aquele que deveria fazer a oferta de sangue sobre o propiciatório para expiar os pecados do mundo. É exatamente isso que Ele fez com sua morte e ressurreição (Hb 9:6-14). Esta obra está consumada para sempre, Hb 10:12. Contudo não pense nem por um minuto que Ele não está ocupado, Cristo está vivo e continua ativo em nosso favor: a. Como nosso intercessor ( Hb 7:25; Rm 8:24); b. Cuidando de nós sempre (Hb 4:13), Ele sente a nossa dor e está mais preocupado com nossos assuntos do que nós mesmos (Hb 4:15); c. Advogando nossa causa (I Jo 2:2); d. Preparando um lugar para nós (Jo 14:1-3)           

            Uma mensagem com promessa – v.7 “O vereis.” O anjo encerrou seu anúncio às mulheres, lembrando-lhes da promessa do Senhor. Seus seguidores O viriam novamente. As palavras do Senhor devem ter animado seus corações. Elas foram ao túmulo naquela manhã, esperando ver um cadáver e ficaram com a promessa de que veriam Seu rosto vivo.

            Com certeza não vimos o Senhor ressuscitado lá na Galileia, mas temos uma esperança que é muito melhor! Também veremos Sua face, conf. Apocalipse 22:4, não na Galileia, mas na Glória! Na verdade, vê-lo-emos antes de tudo nas nuvens, I Ts 4:16-17. Então, teremos a contemplação do Seu retorno glorioso, Apocalipse 19:11-16. Observaremos seu governo nesta terra como o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Apocalipse 19:15. Contemplaremos Sua face para sempre em toda a Sua glória no Céu.

            O anjo fez um anúncio extraordinário! Tenho convicção de que seja a mensagem mais importante entregue à humanidade. Louvo a Deus por conhecer e crer na obra salvífica de Cristo. Ele está vivo, por isso podemos ter paz em meio aos conflitos desta vida, Seu poder e providência nos acompanham diariamente e um dia o veremos face a face. 

           Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/YF5H0SIA#_Iy3JYaS7BZA8oNIy-ZnXrLiV_Y1xXGtTUV41NIErvM

Postar um comentário