sábado, 6 de abril de 2024

A MELHOR ESCOLHA 07.04.2024

+ No comment yet



Josué 8:30-35

Deus usou a ocasião em Ebal e Gerizim, para lembrar e realinhar o povo de Israel quanto ao Seu propósito para eles na Terra Prometida. Estava lá não apenas para derrotar os inimigos, reivindicar a terra e desfrutar do seu novo lar, mas a fim de servir ao Senhor, honrá-lO, e ser testemunha para os pagãos perdidos ao seu redor da glória de Deus. Como eles, também necessitamos lembrar de que este é o nosso objetivo principal aqui na terra. Não podemos perder o foco na nossa vida espiritual.

            As montanhas de Ebal e Gerizim representavam um lugar de cura ou bênção para Israel, dependendo da escolha deles, assim essa passagem nos revela algumas áreas da vida em que precisamos manter firmes o nosso foco.

            Reconcentrar-se na graça de Deus – Sua salvação e maravilhas. O altar construído sobre Ebal, a montanha da maldição. Um lembrete do pecado e suas consequências. O pecado é um assassino que mata a alma, Rm 6:23.

Os holocaustos tinham a ver com o pecado. O pecador deveria trazer um animal ao sacerdote e colocava as mãos sobre a cabeça dele, transferindo-lhe simbolicamente seus pecados. O cordeiro era abatido e queimado no altar. Tornava-se a imagem de um substituto sem pecado, morrendo no lugar do culpado. O holocausto falava de pecado, purificação e perdão.

As ofertas de paz tinham relação com a comunhão. O adorador agradecido traria um sacrifício ao sacerdote. O animal seria morto, uma porção queimada no altar como oferta a Deus, e o restante seria preparado e comido pelos sacerdotes e o adorador. Resultava, assim, num momento de adoração e gratidão pelas bênçãos, presença e paz do Senhor. Retratava regozijo, comunhão e bênção.

            Aquele altar era um lembrete de que eles eram pecadores, mas podiam ser salvos da maldição da lei pela graça de Deus, não por suas obras, ou por seus adornos religiosos.

Deus sabe que não podemos ser bons, santos e justos o suficiente para agradá-Lo e ganharmos nossa própria salvação. Por isso, mandou um substituto perfeito. Deus enviou Jesus Cristo a este mundo para morrer numa cruz, como um substituto dos pecadores (2 Co 5:21).

Concentrar-se nas diretrizes de Deus - Serviço e caminhada. Quando a Lei foi lida e o povo expressou sua concordância, estava assumindo o compromisso de honrá-la, obedecer-lhe e transmiti-la. Aceitá-la como o padrão pelo qual construiriam suas vidas, bem como ensiná-la a todas as gerações seguintes, isso determinaria se eles seriam abençoados ou amaldiçoados como povo.

            Não somos salvos por cumprir a Lei. Graças a Deus, porque ninguém pode guardá-la perfeitamente, e esse é o padrão (Tg 2:10) Ela serve como modelo de vida. Aqueles que honram as leis de Deus serão abençoados, os que não a consideram são amaldiçoados.

            Como cristãos, sabemos que não estamos sob a Lei, no entanto ela é algo que Deus escreveu em nossos corações, veja Rm 2:15, para um fim proveitoso. Não a observamos para ganhar o favor de Deus, mas porque O amamos. É por isso que os filhos de Deus vivem de maneira diferente da vida deste mundo pecaminoso, que jaz no maligno (1 Jo 5.19). Honrar a Lei do Senhor nos coloca num lugar de bênção especial (João 14:21).

            Concentrar-se na glória de Deus – Rendição e adoração. Cercados por seus inimigos, Israel deixou de lado seus medos, submeteu-se à vontade de Deus e O adorou.

            O versículo 33 nos diz que a Arca do Senhor estava no vale entre as duas montanhas. Ela representava a presença manifesta do próprio Deus. De um dos seus lados, estava a montanha da bênção, do outro a montanha da maldição. O quadro é claro! Estar do lado do Senhor é permanecer no lugar de bênção, fora dEle é maldição. Não há meio termo, só existe o certo e o errado, ou caminhamos alinhados com a Palavra do Senhor para sermos abençoados ou percorremos no mal e sofreremos as consequências da Sua justiça.

            Necessitamos urgentemente chegar ao lugar onde nada é mais importante e prioritário do que viver nossas vidas como uma declaração constante de adoração ativa e visível à Sua glória, conforme Paulo nos prescreve: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:1-2).

            Onde você se encontra? Em Ebal, o monte da maldição, ou em Gerizim, a montanha das bênçãos? Do lado das coisas de Deus ou do mundo? Seus pecados já foram colocados no altar e levados por um substituto sem pecado, Jesus Cristo? Suas prioridades estão em ordem, você honra a Lei de Deus na maneira como está vivendo? Digo-lhe que ainda há um lugar de entrega, sacrifício e serviço para todos aqueles que querem as bênçãos de Deus em suas vidas, O que você vai escolher?

            Rev. Liberato Pereira dos Santos





Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/tEQQQbyL#TzvhvIO-zUJCqcohyp3OmdrBrQGPurjizRltXKViFF0


Postar um comentário