Hb 11:7
Aos pais podem não ser dirigidas, com a mesma intensidade, carinho e atenção, as homenagens que são prestadas às mães. Compreendemos perfeitamente isso, devido à proporção de tempo que a criança passa com a mãe, apesar disso os pais são deveras importantes e insubstituíveis. Sua influência estende-se além da medida. As prisões estão cheias de homens e mulheres que não tiveram um pai (ou pelo menos um pai amoroso e cuidadoso), como parte de suas vidas enquanto cresciam. Mas aqueles, que têm genitores cumpridores do seu papel, colhem benefícios incalculáveis.
Li sobre o depoimento de um advogado bem-sucedido: “O maior presente que já recebi foi o um que ganhei no Natal, quando meu pai me deu uma caixinha. Dentro havia um bilhetinho que dizia: “Filho, este ano eu lhe darei 365 horas, uma hora todos os dias, após o jantar, será sua. Vamos conversar sobre o que você quiser, vamos aonde desejares ir e ouvir o que quiser. Será a sua hora!” Ele declarou: “Meu pai não apenas cumpriu sua promessa, mas todo ano, ele a renovava, e é o maior presente que eu já tive em toda a minha vida. Sou o resultado do seu tempo.”
Pergunto-me quantos pais estão dispostos a fazer esse compromisso? Não tenho dúvida que o maior presente para os nossos filhos seja o TEMPO, que lhes dedicamos. É um investimento que renderá grandes dividendos no futuro. Assim pais, levantem-se do sofá, larguem o celular, o jornal e deem a seus filhos toda a atenção. Se vocês fizerem isso, algum dia eles se levantarão e os chamarão de “bem-aventurados". Nossos filhos precisam de pais que se importam! Há bebês que são encontrados em lixeiras, crianças que são abandonadas e vendidas com fins lucrativas. Outras que são abusadas sexualmente, fisicamente e emocionalmente. Se os pais cuidassem de seus filhos não teríamos essas e outras condições degradantes.
O texto supracitado fala de um pai que cuidou da sua família, o que o fez realizar a sua missão?
Ele ouviu e obedeceu a Deus – O Senhor o advertiu do julgamento eminente. Ele tinha visto a maldade da humanidade e estava prestes a puni-la drasticamente por seus pecados. Mas se lembrou de Noé e o preveniu. Por quê? Gênesis 6:9, nos dá a resposta. Porque Ele era um homem justo e andou com Deus. O Senhor nunca se esquece dos seus. Deus não apenas avisou a Noé, mas também lhe disse o que fazer para escapar e proteger a sua família.
Esse é o resumo do evangelho: O julgamento pelo pecado é certo e a libertação é oferecida e fornecida - O homem precisa entrar na Arca de segurança que é Cristo. E devemos advertir os outros sobre o julgamento e apresentar a oferta maravilhosa de Deus. O Senhor nos dá avisos hoje, estamos ouvindo? Eles nos vêm por meio da Sua Palavra e pelos testemunhos dos outros.
Noé agiu – Por ter sido avisado por Deus, ele temeu, em outras palavras, creu em Deus. O seu temor o levou a agir. Ao contemplar a eminência da morte e destruição vindo para sua família, procurou salvá-la, construindo a arca.
As águas do dilúvio da imoralidade, ganância, egoísmo, violência estão subindo ao nosso redor. Não podemos controlar o destino dos nossos filhos, mas podemos incutir princípios corretos neles, que irão construir seus caráteres, e podem livrá-los da destruição. Dante afirmou: “Os lugares mais quentes do inferno são reservados àqueles que, em tempos de grande crise moral, mantêm sua própria neutralidade." A primeira responsabilidade de um pai é evangelizar seus próprios filhos. Não há vocação maior na face da terra! Agir para proteger sua família da corrupção.
Construiu a Arca – Devemos construir arcas espirituais, para salvar nossas famílias. Quais são os materiais básicos para essa construção? Relacionamentos corretos com Deus, relacionamentos harmoniosos uns como os outros e preocupação com aqueles que estão fora da Arca.
Nossos filhos necessitam contemplar cinco amores em nossas vidas, queridos papais. Eles precisam saber que nós: amamos o nosso Deus intensamente e acima de todas as coisas; amamos nossas esposas como o nosso próprio corpo; a eles independentemente de qualquer situação; a família cristã genuinamente e aos perdidos com compaixão.
O pai sábio é aquele que procura desempenhar o papel que Deus lhe entregou para executar neste mundo, Noé foi uma pessoa assim: Provedor – aquele que atende a necessidade de sua família; Protetor – guarda e protege os seus contra os ataques dos inimigos; Sacerdote – ora e intercede por sua casa sinceramente; Profeta – compartilha a palavra de Deus com eles diariamente; Mestre/Professor – ensina-lhes os caminhos de Deus com dedicação e amor.
Dessa maneira Noé se propôs a cuidar de sua família, ouviu a voz do Senhor e obedeceu, não ficou parado, mas procurou diligentemente erigir a Arca para a proteção de sua descendência, e avisou a todos do perigo iminente. Deus nos chama a imitá-lo.
Rev. Liberato Pereira dos Santos
ATENÇÃO
Disponibilizamos o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/9UQTHAQS#J2qI8xwXuRFI0LkehpoR9hhTtC-4Io4txs4Zaw0lJdI
Postar um comentário