sexta-feira, 9 de setembro de 2022

LIVRE-SE DO MEDO DA MORTE 11.09.2022

+ No comment yet


Hebreus 2:14-18

            Satanás é descrito, pelo escritor de Hebreus, como um ser com o poder da morte. Seu reino é o reino das trevas, morte, cheio de aflições e clamores. O que é a morte biblicamente? É uma separação da vida na terra, apartar-se de parentes, amigos. Acima de tudo, uma separação do Deus vivo. A cena no Jardim do Éden nos revela tal verdade, Adão e Eva, quando pecaram, separaram-se de Deus, ou seja, morreram espiritualmente e, posteriormente, fisicamente. Mas aqueles que morrem em Cristo são abençoados, porque são apartados de seus parentes e das responsabilidades terrenas, mas não de Deus.

            A morte tem poder sobre os ímpios e não sobre os santos (Rm 5:12). Satanás age sobre a humanidade pecadora, mas não sobre Cristo. Jesus não morreu por causa do poder de Satanás, mas ele deu sua vida voluntariamente (Jo 10:17-18), acarretando que o inimigo fosse derrotado pela sua morte (Gn 3:15). A frase “poder da morte”, refere-se à ação de Satanás que leva o homem a pecar e depois o acusa de se rebelar contra Deus. Ao induzir ao pecado, o Diabo submete as pessoas à morte e à devida penalidade por seus pecados (Rm 5:12)

A autoridade final da morte está nas mãos de nosso Deus (Dt 32:39; Mt 10:28; Apoc 1:18). Satanás só pode fazer o que é permitido por Deus (Jó 1:12; 2:6). Mas, em face de Satanás ser o autor do pecado (Jo 8:44), e o seu salário, a morte (Rm 6:23), desse modo, ele exerce poder no reino da morte, razão por que Jesus o chamou de assassino (Jo 8:44).

            A divindade e a humanidade de Cristo são verdades inegociáveis. Se as diminuirmos, Ele não nos poderá salvar. Jesus conheceu as tentações do poder e da dor, das riquezas e da pobreza, da popularidade e da rejeição, das crianças e dos adultos, dos seus amigos e inimigos, de sua família e estranhos. Nisto temos duas vantagens: conhecer o exemplo de Jesus na tentação, mas também ter Sua assistência ativa do céu, fornecendo força e meio de escape. Com elas, podemos encontrar a vitória em meio à tentação e sermos aperfeiçoados quando a enfrentamos.

            Não podemos perder de vista que Deus criou o mundo para desfrutar de alegria, amor, graça e bondade. Ele criou um universo com luz, vida, beleza, compaixão, companheirismo e coexistência das espécies. O Senhor criou a humanidade sem doença, sem lágrimas, sem inimizade e sem morte. O pecado veio, e a separação (morte) ocorreu. A separação é acompanhada do medo, que é o seu irmão. O pecado trouxe a morte e deixou o seu temor na mente dos seres humanos.

            O medo da morte governa como um tirano sobre a humanidade. Mas os cristãos não necessitam ter medo da morte. Ela é um inimigo derrotado por Cristo e será subjugada como o último inimigo do mundo. Satanás usa o medo da morte como uma arma terrível para obter controle sobre a vida das pessoas. Seu reino é de trevas e morte (Cl 1:13). O diabo usa o “medo da morte” (Hb 2:15) para nos escravizar. Por meio de Sua morte, o Filho de Deus (Jesus Cristo) eliminou tal medo e libertou da escravidão do pecado e da morte. (Hb 2:14)

            As Escrituras Sagradas apresentam Jesus Cristo como um ser divino encarnado, altamente exaltado, com personalidade acima dos anjos, Abraão, Moisés e Josué. Mas aqui o escritor de Hebreus o apresenta como mera carne, compartilhando o sofrimento e finalmente punido com a morte. Em seguida o autor esclarece que Cristo foi coroado com glória e honra divinas, justamente porque padeceu a morte. Isso nos permite confiarmos nEle e esperarmos para compartilhar da Sua glória divina. Ele, como nosso irmão mais velho e amigo, tornou-se o autor e consumador da nossa salvação. Sua ressurreição anulou a escravidão, que experimentamos por causa do pavor da morte. Sua encarnação foi semelhante a entrar na prisão, como cativo, mas com pureza e poder de resgatar os seus escolhidos. Sua humanidade permitiu-lhe desarmar Satanás e nos livrar da morte (Hb 2:14-16). Ele veio para salvar os homens, por meio da Sua morte derrotou o Diabo. A palavra “destruir” não significa “aniquilar”, pois é óbvio que Satanás ainda está vivo e atuando neste mundo decaído. Seu significado adequado então é: “tornar inoperante, sem efeito.” Satanás não é aniquilado, mas desarmado.

            Desta maneira, podemos confiar em Jesus Cristo, pois fomos libertos uma vez por toda do poder de Satanás e do terrível medo da morte. A morte, sepultamento e ressurreição de Cristo nos asseguram a vitória (I Co 15:55-58). O inimigo ainda está vivo e ativo em nosso mundo (I Pe 5:8), mas seu poder sobre a morte lhe foi tirado. A morte e ressureição de Cristo cumpriu a penalidade resultante do pecado e pagou o preço do nosso resgate. Assim, só seremos livres das garras malignas de Satanás, quando entregamos nossas vidas a Cristo e cremos na Sua obra redentora ( Lc 10:18; II Tm 1:10; Apoc 1:18) Não viva sob o domínio do medo, mas se aproprie da segurança da eternidade que Cristo lhe oferece.

                 Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/JUo2nRzA#v7WIhRyfjgWYeEFYbB92G03gBP4-_P5LsAT0_G51p8c

Postar um comentário