sexta-feira, 16 de setembro de 2022

VOCÊ ESTÁ LUTANDO PELA FÉ? 18.09.2022

+ No comment yet


Judas 1:1-4

            Lutamos por aquilo de que somos apaixonados. Um político se esforça, para que o seu projeto de lei seja aprovado, porque acredita na sua importância. Um pai batalha pelo bem-estar dos filhos, porque os amam.

            A epístola de Judas é conhecida como a “carta esquecida”, porque é pequena e fica entre as cartas de João e Apocalipse. Assim, é tão facilmente deixada de lado. No entanto ela possui uma mensagem de vital relevância para a igreja dos nossos dias. Seus primeiros quatros versículos trazem à tona uma pergunta muito interessante, à qual todos devemos responder em nossas mentes. Estamos batalhando pela fé? Somos apaixonados pela fé?

            A fé é o corpo de doutrina, que foi entregue por Deus aos apóstolos e transmitida à Igreja. É a base das crenças fundamentais do cristianismo. Os ensinamentos que mantêm a igreja unida, e a torna um farol e luz para um mundo perdido e moribundo.

            Judas vai nos mostrar, nessa passagem, por que devemos lutar pela fé.

Ela nos foi confiada -Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.” (v.3)

            A nós, como igreja, coletivamente e individualmente, foi confiada a administração da fé. Paulo escrevendo à igreja de Tessalônica afirmou: “pelo contrário, como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações." (I Ts 2:4) Jesus, em suas últimas palavras terrenas, nos deu a grande comissão: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mt 28:19-20)

            Warren Wiersbe, sobre o assunto, disse o seguinte: "A Igreja está sempre a uma geração da extinção, se nossa geração não guardar a verdade e ensiná-la aos nossos filhos, então esse será o fim!” Quando pensamos nos santos e mártires, que sofreram e morreram, para que possamos ter a verdade de Deus, somos motivados a tomar o nosso lugar no exército de Deus, e sermos fiel até a morte. Se não lutarmos pela fé que Deus nos confiou, quem lutará por ela?

O inimigo está atuando“Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês.” (v.4a) Muitos cristãos veem essa vida como uma colônia de férias em vez de um campo de batalha. Eles têm a mentalidade de que pertencem a Cristo, então não necessitam enfrentar o inimigo. Porém o apóstolo Paulo nos orienta a “vestir toda a armadura de Deus, para que possamos ficar firmes contra as ciladas do diabo.” (Ef 6:10). O inimigo está entrincheirado e pronto para realizar a sua obra de destruição. Pedro, em sua epístola, nos avisa que ele está como um leão em derredor, rugindo em busca de quem possa devorar. (1 Pd 5:8) Lutemos firmes, porque Satanás é um verdadeiro inimigo, que nos deseja destruir. O exército que não luta em batalha perderá rapidamente a guerra.

            Identificando o inimigo“Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.” (v.4b) Se vamos lutar, devemos saber quem é o nosso inimigo. Paulo nos adverte, na carta aos efésios, que nossa batalha não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Ef 6:12)

            Essa passagem descreve as crenças dos homens que são liderados por Satanás. Lutamos contra adversários que nos procuram afastar de Deus, aqueles que tentam mudar a Palavra de Deus, para atender aos próprios desejos, e negam Jesus Cristo como o único caminho que nos conduz ao Pai.

            Permanecendo firmes“…negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.” (v.4c) Só podemos lutar e vencer esta batalha em submissão ao nosso grande General Jesus Cristo. A palavra grega traduzida por “Soberano”, neste versículo, significa poder sem limite, ou dominação absoluta. Quando temos consciência do poder de Cristo e estamos firmados nEle, com sua força e poder, então nos manteremos de pé, firmes e seguros, jamais seremos abalados. Os inimigos poderão detonar todos os seus torpedos contra nós, mas não seremos abalados, alicerçados na rocha sólida que é Cristo.

            Como disse: lutamos por aquilo de que somos apaixonados. Se a fé nos estimula, então valerá a pena lutar por ela. Caso você seja um soldado desertor no exército de Deus e deseja voltar para a linha de frente da batalha, faça isso agora, no poder do Senhor Jesus. Se você precisa alistar-se pela primeira vez e se juntar ao batalhão de Cristo, assumindo a fé que nos foi confiada, não demore, pois em Cristo somos mais do que vencedores. Que o Senhor nos ajude diariamente a batalhar pela fé que uma vez nos foi entregue. Amém

            Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/RE5GUbCY#ShtXTPyYC77hng7pCyIqExuIAW1jwIWFfm3BAQYTc4I

Postar um comentário