sábado, 24 de setembro de 2022

PRINCÍPIOS PARA UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL 25.09.2022

+ No comment yet


Lucas 6:27-36

            Vivemos numa sociedade cada vez mais egoísta, violenta e insensível, por isso temos um grande desafio pela frente: aprender a desenvolver relacionamentos saudáveis. Não temos outro caminho senão conduzir nossas atitudes nos fundamentos da Palavra de Deus. Ela nos orienta:

Sobre nossa responsabilidade de amar uns aos outros. Isso não é um desejo, mas uma ordem do próprio Cristo. Ele nos diz: “Amem-se uns aos outros como eu os amei.” (Jo 15:12). É fundamental saber que isso não significa amarmos apenas aqueles de que gostamos. Todos nós temos pessoas com que, naturalmente, nos damos melhor, mas o mandamento de Cristo é que amemos até nossos inimigos. Devemos seguir o exemplo de nosso Senhor, que foi amoroso com aqueles que foram ou são indelicados e odiosos com Ele.

            Não tenho dúvida de que é impossível obedecermos ao mandamento sem o poder de Cristo em nós. O primeiro e mais importante mandamento nas Escrituras é amar o Senhor nosso Deus com todo o nosso coração, mente, alma e força. É esse relacionamento de amor com o Senhor que nos capacita a amar as outras pessoas. Somos equipados para o cumprimento disso, quando temos Deus como o Senhor da nossa vida, assim nossa força vem do nosso relacionamento de amor com o Senhor. Quando amamos completamente ao Senhor, então começaremos a ver as pessoas da maneira com Deus as vê.

            Há uma batalha travada em cada cristão, entre a velha natureza pecaminosa e o Espírito Santo, que está nele. A velha natureza não entende o tipo de amor, que Jesus nos orienta no texto supracitado. O mundo decaído conhece um amor egoísta e superficial. Mas, quando conhecemos Deus, começamos a vivenciar o amor “ágape”. Iniciamos a perceber que Deus ama as pessoas que não O amam. Ao submetermos nossas vidas e nossos corações ao Senhor, Ele pode desenvolver esse tipo de amor “ágape” em nossos corações por outras pessoas.

            Li uma frase muito interessante: “Temos a responsabilidade de tratar os outros de forma redentora.” Isso significa que devemos considerar os outros com o mesmo tipo de graça, que Deus nos oferece. A palavra “GRAÇA” significa “favor imerecido”. A regra que nos deve guiar em nossos comportamentos para com os outros está expressa por Jesus: “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.” (Lc 6:31) Você deseja que as pessoas fofoquem sobre você? Obvio que não. Espera que as pessoas sejam rudes com você? Evidente que não. Então, não trate os outros da mesma forma. Quando as pessoas nos ferem, sentimos o desejo de vingança, mas não é para isso que fomos chamados. Palavras e ações de raiva muitas vezes levam a mais ira e ampliam os conflitos.

            Devemos abençoar aqueles que nos amaldiçoam. Existem três verbos no grego para descrever abençoar. O verbo usado no nosso texto é “eulogeo”, de que obtemos a palavra elogio. Literalmente, significa falar bem de uma pessoa ou desejar-lhe uma bênção. Tem o sentido de que devemos procurar usar nossas palavras para encorajar e edificar outras pessoas. Encontrar algo de bom para dizer sobre os outros. Todas as pessoas gostam de ouvir uma boa palavra sobre si mesmas. Isso as fazem se sentir apreciadas e cuidadas.

            Não devemos fazer isso apenas às pessoas de que gostamos. A ordem aqui é para fazer isso com aquelas que nos “amaldiçoam”. A palavra “maldição” significa desejar o mal para outra pessoa. Este não é apenas um indivíduo, que não se importa com você, mas alguém que o odeia.

            Em Romanos 12:17, Paulo apresenta alguns pontos importante sobre esta questão. Ensina-nos a amar as pessoas com sinceridade, não restituir o mal com o mal e fazer o máximo para viver em paz com todas as pessoas. Às vezes, pode não ser possível viver em paz com alguém que não gosta da gente ou com quem não temos um bom convívio. Mas somos responsáveis por tentar fazer nossa parte para curar o relacionamento. Não tenho dúvida de que Deus espera que façamos tudo que for possível para viver em paz com todos. Algumas pessoas podem não gostar de nós por algum motivo e até nos odiar, mas não devemos adicionar combustível ao seu fogo, procuremos fazer o que pudermos para reconciliar e, em seguida:

            Orar por aqueles que nos maltratam. (Mt 5:44) Creio que você se lembra daquilo que Jesus fez quando foi crucificado no Calvário. Ele orou ao Pai, suplicando pelo perdão para os soldados e a multidão que O pregaram na cruz. (Lc 23:34) Alguém já disse que o passo inicial para curar um relacionamento é orar pelo ofensor.

            Estes são alguns princípios que devemos ponderar visando edificar um convívio saudável com os outros. Algumas pessoas podem não gostar de nós, ou não se dar bem conosco. Porém temos o dever de amá-los, abençoá-los e orar por eles. Quer uma pessoa goste de nós ou não, Deus nos ama igualmente, por isso, temos o dever de transmitir esse amor do Pai para ela. 

               Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/8NhjgA4C#KZokvCA8cpSnNi9MMR2wdFc7MkM7nZvLktTegO2QBJw

Postar um comentário