sexta-feira, 7 de outubro de 2022

A QUEM DEVEMOS OBEDIÊNCIA? 09.10.2022

+ No comment yet


Atos 4:13-22

            Em resposta a essa grande questão, de acordo com Pedro e João, os cristãos devem obedecer a Deus e não aos homens. Como discípulos de Jesus, precisamos compartilhar o Evangelho, ativamente e corajosamente, com todos aqueles que encontramos em nosso dia a dia. Necessitamos compreender que:

            Deus usa pessoas comuns – Vv 13-15.  A resposta de Pedro teve um grande impacto diante do Sinédrio, cujos membros ficaram maravilhados ao contemplar a ousadia de Pedro e João, pois sabiam que eles eram homens comuns, pescadores de profissão e não tinham nenhuma formação rabínica. No entanto, falavam com confiança e coragem. Os Sacerdotes reconheceram que Pedro e João estiveram com Jesus.

            Podemos constatar que Jesus transforma aqueles que vivem com Ele e lhes confere poder. Não há dúvida de que ao passar tempo com o Mestre, todos os dias em oração e meditação da Palavra, seremos modificados. O Sinédrio percebeu que a convivência com Jesus era a causa do poder dos apóstolos, não podia negar a cura do paralítico, que estava ali como testemunho. Não era falácia, nem fraude. Deus transforma homens comuns em extraordinários, os quais conheceram Jesus e foram transformados em pescadores de homens. Deus usa pessoas simples, assim como você e eu, para levar Sua mensagem de salvação ao mundo (I Co 2:4-5).

            As autoridades tentaram silenciá-los – Vv 16-18. Elas não podiam negar que Pedro e João haviam realizado um milagre em nome de Jesus Cristo, porque o beneficiado estava ali diante deles. E para realçar o fato, todos os habitantes da cidade tomaram conhecimento. Então tramaram um plano: “Vamos impedi-los de espalhar a sua propaganda ainda mais, obrigando-os a não falarem com ninguém em nome de Jesus novamente.” As pessoas em Jerusalém ouviam a pregação dos apóstolos sobre Jesus, contemplavam os milagres que eram realizados e passavam a crer no Senhor. Assim, a melhor estratégia dos membros do Sinédrio foi intimidá-los sob ameaças. Ordenaram, pois, que nunca mais falassem ou ensinassem em nome de Jesus Cristo.

            Mas, como bem disse Martinho Lutero: “Se o diabo fosse sábio o suficiente, ficaria em silêncio e deixaria o evangelho ser pregado, pois sofreria menos danos. Quando não há batalha, o evangelho, enferruja e não encontra guarida e ocasião para mostrar seu vigor e poder. Portanto nada melhor pode acontecer ao evangelho do que a perseguição com força e astúcia.” O Diabo tem tentado silenciar o Evangelho por mais de dois mil anos, mas ainda não funcionou e não terá êxito agora, a menos que deixemos. Quando as forças do mal nos tentar impedir e nos forçar a ficar quietos, devemos compartilhar mais alto ainda, com nossos amigos, família, colegas de trabalho, com quem quiser ouvir, porque o Evangelho é o poder de Deus para salvar a todo aquele que crê. Qual a razão por que não devemos calar?

            Devemos obedecer a Deus e não aos homens – Vv 19-22. O Sinédrio teve um duro despertar: “Mas Pedro e João responderam: Vocês acham que Deus quer que obedeçamos a vocês e não a Ele? Não podemos deixar de contar tudo o que vimos e ouvimos.” Eles foram ordenados pelo próprio Jesus a proclamar o Evangelho a todos que entrassem pelo caminho. Eles realmente estiveram com Jesus, suas vidas foram transformadas para sempre e receberam o poder do Espírito Santo, que os capacitou para a honrosa e árdua missão. Isso lhes dava ousadia, confiança e coragem para pregar o Evangelho. Com certeza eram homens comuns aos olhos do Sinédrio, mas tinham algo sobrenatural, de que eles nada sabiam... o poder de Deus! “Não podemos deixar de contar tudo o que vimos e ouvimos!” Obedecer-lhes seria desobedecer a Deus.

            Os membros do Conselho não eram fáceis: Depois de mais ameaças, deixaram-nos irem adiante, porque não sabiam como puni-los sem começar um tumulto, pois a multidão louvava a Deus pelo sinal milagroso: a cura de um coxo há mais de quarenta anos.

            Carlos Stanley afirma: “O plano de Deus para ampliar seu reino é tão simples: uma pessoa contando à outra sobre o seu salvador. No entanto estamos muito ocupados em nosso dia a dia, às vezes com futilidades, e cheios de desculpas. Apenas lembre-se: o destino eterno de alguém está em jogo. A alegria que você sentirá ao encontrar aquela pessoa no céu excederá em muito o eventual desconforto que sentiu ao compartilhar o evangelho.”

            Assim como Pedro e João, não podemos parar de narrar às pessoas o que vimos e ouvimos sobre Jesus. ( IJo 1:1-2) Algo mais amoroso que você possa realizar por outra pessoa é falar-lhe de Jesus Cristo. Não esqueça que o destino eterno dela está em jogo, e Deus lhe deu as palavras de vida eterna para ministrar-lhe ao coração. Você não precisa ser um acadêmico e nem ter um diploma de teologia, tudo o de que necessita é usar o entusiasmo e fé que Deus já lhe deu por meio do Seu Espírito.

            Sendo assim, não duvide de que Deus usa pessoas comuns para ministrarem a palavra de salvação, Satanás e o mundo tentarão de todas as formas impedi-las, mas devemos obedecer a Deus e, no poder do Seu Espírito, anunciar o Evangelho. Pregue o Evangelho todo o tempo, use seu exemplo e palavras.

                   Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/1YYBQZjA#aB53v6JhsQmaGcME-EtCZcDQr3_5z0JRdsj8s-bnTSs


Postar um comentário