sexta-feira, 14 de outubro de 2022

UM GRANDE DESEJO! 16.10.2022

+ No comment yet


João 12:20-28

            O texto relata o desejo de alguns gregos de ver Jesus Cristo. Filipe e André apresentam ao Mestre a solicitação. Certamente, Ele já estaria esperando pelo momento. “E respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem será glorificado.” Esses cidadãos helênicos, bem como a multidão, puderam constatar que:

a.  Jesus é o Cordeiro sacrificial – Aquele que morre para a glória de Deus. Enquanto os discípulos esperavam poder e glória, a multidão aguardava um líder político que derrotasse os romanos, e os fariseus, uma oportunidade para destruí-Lo, seria possível que os gregos estivessem procurando por um novo filósofo. Jesus deixa claro! “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.”(v.24) Cristo sabia que estava na ocasião para a implantação do Seu reino, e o preço da dívida pelo pecado seria pago, a fim de resgatar a humanidade perdida e derrotar Satanás. Ele enfatiza seus milagres e chama atenção para a Sua morte sacrifical. Se quisermos vê-lO, devemos olhar Sua morte sacrificial.

b.  Um exemplo a ser seguido. Seus discípulos devem ser como seu mestre. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. (V.25) Depois de chamar atenção para sua morte sacrificial, declara a necessidade de Seus seguidores morrerem para o pecado e o ego. O único caminho para reinar com Cristo é morrer com Cristo. “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.” (V.26). Não há possibilidade de vê-lO sem segui-lO, de segui-lO sem servi-lO; nem servir sem morrer para si mesmo. No entanto, quando o fazemos, Deus sempre nos honrará como seus servos.

c.   Oferece a vida eterna“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.” (V.26) Há uma recompensa esperando todos aqueles que estão dispostos a segui-lO. Jesus promete vida eterna, lugar permanente com Ele, e a honra eterna de Seu Pai. A missão de Cristo incluía ser o Cordeiro Sacrificial, liderando pelo exemplo, instruindo seus discípulos e os designando para o Seu trabalho. Aqueles que desejavam vê-lO: deveriam segui-lO, servi-lO e se tornarem seus discípulos obedientes; deveriam voluntariamente se tornar seus servos fiéis, aos quais Ele faz uma dupla promessa: Comunhão eterna com Ele, e serão honrados por Deus com recompensa abundante em glória. Quão grande será o galardão? “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (I Co 2:9).

d.  Aquele que glorifica a Deus“Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.” (v.28) Jesus ora para que a glória de Deus seja revelada. Ele tinha a convicção de que a imagem mais clara da glória de Deus seria revelada em Seu amor, misericórdia e graça e desvendada na morte do Seu filho na cruz do Calvário por um mundo perdido. A glorificação de Deus se manifestaria em seu esplendor na ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Seu amor pela humanidade é visto no preço, que Ele pagou voluntariamente, por nossa justificação. O pecado é terrível e exigia um alto preço. O justo julgamento de Deus deveria ser atendido e o valor pago integralmente. O Príncipe deste mundo, o pai da mentira, Satanás, deveria ser derrotado. Assim Jesus, o Justo, deu sua vida em nosso lugar. Deus é glorificado na maravilhosa obra de Seu Filho.

            Jesus, por certo, decepcionou muitos judeus, que esperavam por um “libertador político”, ou mesmo os gregos, que poderiam estar na busca de mais um filósofo. A multidão curiosa recebeu uma resposta que nunca esperava, Jesus disse: “Estou aqui para que meu Pai seja glorificado.” Você em algum momento da sua vida foi como esses gregos do nosso texto? “Eu quero ver Jesus.”

            Desejar vê-lO é muito bom! Mas não apenas essa intenção, devemos segui-Lo até à cruz, morrendo para o pecado, o mundo, a carne e o diabo. Assim, vamos glorificar a Deus, ressaltando essa glória pela maneira como procedemos em nossas vidas e decisões. Necessitamos imitá-lO na forma como tratamos nossa família e demais pessoas em nossa volta, criamos nossos filhos e no cumprimento de nossas atividades. Segui-lO com fidelidade. Fiéis em nossas atitudes, no que falamos ou defendemos. Mostrar a glória de Deus significa segui-lO como servos, para que o mundo veja que nossa caminhada com Ele é mais importante do que o nosso conforto, posses terrenas, realizações pessoais. Segui-lO significa viver para a glória de Deus neste mundo. “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” (v.25).  As pessoas são impedidas, porque amam a vida pecaminosa e o estilo de vida mundano. Quando escolhemos viver dessa maneira, Jesus avisou que fatalmente perderemos tudo. A vida plena e real é encontrada somente em Cristo Jesus. 

               Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/wZQmQBAY#FqBYPo358PTQuMWB7e_Gc9rJlQ3Wa2-ZKKBHD9zdfcQ

Postar um comentário