sexta-feira, 25 de novembro de 2022

AÇÕES DE GRAÇAS 27.11.2022

+ No comment yet

 


Filipenses 4:6-7

Temos muito para agradecer, pela família, os amigos, o trabalho, a saúde, a igreja, a salvação em Cristo, o Espírito Santo que habita em nós, a Bíblia, a vida eterna, e tantas outras bênçãos. Mas, às vezes, necessitamos ser lembrados de que devemos ser gratos.

Nossas mentes podem ficar confusas e os corações partidos ao experimentarmos os desapontamentos da vida, tais como: a dor, amargura e desilusões, que nos esquecemos de agradecer. Ou podemos deliberadamente escolher ser ingratos, talvez para tentar vingar-se de alguém que nos magoou. Na realidade, nossos corações são tão enganosos e nosso inimigo é tão astuto e inconveniente que podemos cair nessas formas tóxicas de pensar.

            Observemos como a gratidão é terapêutica, não me refiro a algum tipo de psicologia ou poder do pensamento positivo, nem falo sobre algum tipo de padrão superficial de pensamento, que tenta ignorar as realidades da dor e lutas, tentando encobri-las ou varrê-las para debaixo do tapete. Mas de como a Palavra de Deus e o Espírito de Deus transformam nossas mentes, enquanto olhamos para o que Ele afirma sermos gratos.

            No texto supracitado, a Carta aos Filipenses, o Apóstolo Paulo fala de forma terna a um grupo de crentes, que ele amava e o amava também e apoiava de muitas maneiras, inclusive financeiramente. Encontramos forte substância doutrinária nessa epístola. Paulo lembra aos filipenses que deveriam permanecer firmes mesmo em sofrimento, e a única maneira de fazer isso seria por meio de Cristo em nós, em nossa vida e mente. O tema principal é a Alegria! Vários versículos falam sobre “alegria” e “regozijo” – “Alegrai-vos no Senhor... (3.1), “Alegrai-vos sempre no Senhor...” (4:4). O apóstolo expressa sua gratidão a esses irmãos por seu apoio a ele.

            Gratidão sempre foi parte importante em muitos dos escritos de Paulo: “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós.” (Fp 1:3); “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,” (Cl 1:3); “Graças a Deus pelo seu dom inefável.” (2 Co 9:15);” E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Cl 3:15). Ele constantemente lembrava os cristãos de serem gratos em todas as circunstâncias. E a razão pela qual o fazia, era porque o Evangelho de Jesus Cristo estava vívido em sua mente. Por causa do Evangelho, podemos sempre viver com ações de graças.

            “Não se preocupem com nada, ore por tudo.” (v.6). Fácil dizer isso, outra coisa é praticar! Por isso Paulo colocou duas palavras chaves, no texto: “ações de graças”. Não importa a causa da nossa preocupação e ansiedade, ainda podemos viver com gratidão em nossos corações. Como praticar isso:

1.  Considerar o poder de Deus – “não andem, ansiosos por nada...” Só quem conhece Jesus verdadeiramente sabe que realmente não precisa preocupar-se com nada, porque temos o poder de Deus disponível para nós. Poder de nos sustentar, confortar, fortalecer e cuidar das nossas vidas. Viver com gratidão significa que somos gratos pelo Evangelho, nossa salvação. No momento em que entregamos nossas vidas a Cristo, o Espírito Santo passa a residir em nossas vidas, dando-nos todo o poder de que necessitamos para enfrentar todas as circunstâncias da vida.

2.  Olhar para vida sob a perspectiva de Deus “... antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.” Podemos trazer qualquer coisa a Deus com corações agradecidos, confiando que Ele está trabalhando de maneira que muitas vezes não vemos ou compreendemos, como o apóstolo vai dizer aos Romanos: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28) O profeta Jeremias também nos ensina tal verdade: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr 29:11-13). Sejamos gratos porque Deus tem planos maravilhosos para nossa vida.

3.  Apropriar-se da paz Deus“... e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Milhares de pessoas estão vivendo sem paz na vida, e tantas outras a procuram. Só há um lugar onde se pode encontrá-la, num relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Viver sem ser grato por tudo que Deus tem feito não traz a paz perfeita. Não conseguirá experimentar “a paz que excede todo o entendimento.” Quando confiamos completamente nEle, teremos os nossos corações e mentes guardadas.

      Sendo assim, procure apropriar-se do poder de Deus, olhando para sua vida na convicção de que Deus tem planos maravilhosos para você e cuidará para que seu coração e sua mente sejam guardados em perfeita paz! Seja grato por tudo, em todo o tempo.

         Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/kVwhWKTT#Z1IlsPctppddKD9o63bp_9sYVl-DVm8Ljp8exHlIATw

Postar um comentário