sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

O REI DO NOSSO REINO 04.12.2022

+ No comment yet



João 12:12-19

Estamos ministrando uma série com o seguinte tema: O REI DO NOSSO REINO, neste mês de dezembro. O que significa estar sob a liderança de um Rei? Aqui no Brasil sem monarquia, podemos apenas imaginar. Nos países onde ela existe, os tempos mudaram. A maioria dos reis hoje governa com monarquias constitucionais, o que significa que eles ocupam um cargo cerimonial com autoridade limitada. São soberanos com pouca soberania. Aqui no Brasil, juramos fidelidade à nossa bandeira e constituição, mas isso não é exatamente o mesmo que estar sujeito a um rei. Somos cidadãos, não súditos, No entanto, como cristãos, temos lealdade dupla, somos cidadãos de nossa pátria e súditos do Rei Jesus Cristo.

Vivemos como súditos do Rei dos reis? Ou valorizamos nossa liberdade constitucional de viver como quisermos? Celebramos tanto a liberdade que ignoramos os desejos de Deus para nós? Muitas pessoas vivem como se estivessem acima da lei de Deus. O individualismo áspero dos homens tem sido um lado negro da história.

A mensagem do Evangelho é a história de como Jesus, Deus filho, é o Rei Ungido. Sua vinda é o clímax da história de Israel. Quando Jesus descreveu Seu ministério, Ele o fez em termos da obra do Reino. Ele é aquele que o mundo estava esperando e veio trazendo esperança, misericórdia a um mundo necessitado.

            O advento de Jesus trouxe o Reino de Deus, colidindo com o reino de César, aliás, um Reino muito superior ao império Romano. Outro rei era uma mensagem perigosa de proclamar. Aqui temos dois reinos e dois “Senhores” reivindicando soberania universal. É “o reino do mundo versus o reino do verdadeiro Deus.  Parece que o de Roma venceu: Jesus foi “crucificado sob Pôncio Pilatos” como afirma o Credo dos Apóstolos. No entanto Pilatos involuntariamente estava servindo ao propósito do reino de Deus.

            A realeza de Jesus é vista em Sua entronização na cruz. O cumprimento da história bíblica da redenção. O Reino é redefinido pela cruz. João Batista, o precursor do Rei, anunciou que o Reino de Deus estava entrando na história e foi implementado pela cruz. O Reino chegou com poder, mesmo que não fosse como as pessoas imaginavam. Veio com amor, não com força; veio com esperança, não com agitação política, mas com sacrifício do próprio Rei e não dos súditos.

            Jesus é o Rei que sofre pelo Seu povo. “Reino” e “Cruz” pertencem um ao outro. Por toda a criação, o Rei Jesus derrotou o poder do inimigo e resgatou Seu povo da tirania. O estabelecimento do Reino de Deus significa que Jesus reivindica Seu governo soberano sobre o mundo e o destronamento dos reinos do mundo. Jesus esclareceu isso afirmando: “... e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.” (Jo 16:11). A morte de Jesus derrubará o modo de poder do mundo.

            Quando Pilatos interrogou Jesus, perguntando-lhe: “O que é a verdade?” Os impérios fazem sua própria verdade. Ele indagou se Cristo era o “Filho de Deus”, título reservado apenas a César, e Jesus o reivindicava, negando a divindade de César. Cristo foi acusado pelos líderes religiosos judeus de declarar blasfemamente que Ele era o “Filho de Deus”, e Pilatos, em João 18:37, pergunta se ele é rei. Algo que eles preferiram não reconhecer. Jesus veio, dizendo a verdade; e Pilatos, ao que parece, “não consegue lidar com a verdade”. Naquela cena no palácio do governador, percebemos que Jesus estava sendo julgado, mas na realidade, é Pilatos quem está sendo julgado e considerado em falta. Jesus é Rei; César não.

            O Pastor Mark Driscoll afirma: “Há uma coisa que me tira da cama na segunda-feira de manhã, é a imagem no livro do Apocalipse do rei Jesus em seu trono governando toda a criação.” Jesus nosso Rei, é o Senhor! Neste Natal e sempre vamos proclamar Sua glória e majestade soberana. O Rei Jesus nos chama para sermos súditos devotados e proclamadores do Seu Reino, não simples espectadores. Devemos estender a obra do Reino de Cristo. Esta é a nossa tarefa real! Vivemos num reino terreno, mas estamos sujeitos a um Reino Celestial. A qual reino você está servindo? Aquele menino, que nasceu em Belém, veio para reinar em nossas vidas.

Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/0EAm3LzL#XzQKNklqqzfOLRbIiPkeEqSYmkUOpeVpPSdST_QGemA


Postar um comentário