sábado, 31 de dezembro de 2022

BOAS MEDIDAS PARA UM NOVO ANO 01.01.2023

+ No comment yet


Efésios 5:15-20

É natural que, no início de um novo ano, as pessoas tomem algumas resoluções, mas o problema é a grande maioria delas não se preocupar com a vida espiritual. Deixe-me sugerir a você que incluamos Deus em todos os aspectos de nossas vidas: casamento, família, filhos, trabalho, diversão etc. Assim, quero apresentar-lhe algumas proveitosas sugestões bíblicas para 2023:

Tome cuidado -  Vv 15-17 – Paulo nos orienta que devemos ter cautela na maneira de vivermos. Sejamos sábios, prudentes com o tempo, que é dádiva de Deus. Não contribuamos para o mal, busquemos a vontade do Senhor em todas as coisas, todos os dias e de todas as formas.

Em muitas circunstâncias, somos muito mundanos, focamos nas coisas materiais e esquecemos as espirituais. Sejamos honestos sobre isso! Não somos tão espirituais como deveríamos ser. Somos muito mais terrenos com mentalidades mundanas. Na epístola aos colossenses, Paulo vai dizer: “Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.” (Cl 3:1-4)

Alguém contou: No caminho para entregar um computador a um cliente, vi uma placa escrita, na entrada de um beco, que dizia: “bloqueado! Não passe! Difícil para voltar.” Continuei mesmo assim, mas logo descobrir que o beco estava obstruído por uma árvore caída. Como previsto, demorou um pouco para virar o caminho. Quando finalmente consegui, voltei para a estrada e notei uma segunda placa que afirmava: “Eu avisei!” Tal situação ocorre muitas vezes em nossas vidas, mas parece que não observamos muito bem! Algumas pessoas simplesmente continuam fazendo as mesmas coisas erradas, conquanto saibam que não estão certas. Em algum dia, essa negligência vai alcança-las e Deus fará muito mais do que bloquear a estrada e colocar uma placa, dizendo: “Eu avisei!” Por isso tenha cuidado na maneira de como você vive, use seu tempo para o Senhor e O busque em primeiro lugar.

            Seja atento. V.18 – Ao mover e atuação do Espírito do Senhor, pois é Ele quem vai  ajudá-lo a glorificar a Deus em tudo o que você fizer, bem como sensibilizar o seu coração a viver menos para o prazer próprio e buscar mais o interesse do próximo, tornando-se mais altruísta e menos egoísta.  

            Tomei conhecimento de um artigo intitulado: “Como ser miserável”, que afirma: “Pense em si mesmo. Fale sobre você. Use “eu” sempre que possível. Espelhe-se continuamente na opinião dos outros. Ouça com avidez o que as pessoas dizem sobre você. Espere ser apreciado. Seja ciumento, invejoso e sensível ao desdém. Nunca perdoe uma crítica. Não confie em ninguém, além de se mesmo. Insista em considerações e respeito. Exija concordância com seus próprios pontos de vista sobre tudo. Fuja de seus deveres, se puder. Faça o mínimo possível pelos outros.”

            Muitas vezes procedemos assim, não é verdade? Todos gostamos de ser agraciados pelas coisas boas que fazemos, no entanto podemos ficar presos em nós mesmos se não tivermos cuidado. Podemos tornar-nos muito auto focados e nos esquecermos dos outros. Muitas pessoas estão interessadas apenas no que podem obter de Deus, não naquilo que devem a Ele e nem no seu compromisso com o próximo. Recomendo-lhe examinar os seguintes textos das Sagradas Escrituras: Mt 22:36-40, I Co 10:31; Gl 5:13; 6:2; 6:9-10 e Fp 2.4. Em vez de sermos egocêntricos, devemos ser zelosos à ação do Espírito Santo. Pensar mais no Senhor e nos outros do que em nós mesmos. Ter uma mente mais espiritual do que mundana.

            Aprenda a arte da gratidão – Vv 19-20.  Seja grato em Cristo. Viver uma vida de gratidão o manterá no caminho certo. As pessoas que não estão cientes das bênçãos recebidas, não são gratas. Em vez disso, elas sempre procurando por algo mais. Lembremo-nos sempre de que tudo que recebemos de Deus não por nosso próprio merecimento, mas por meio de sua graça.

            Uma criança de cinco anos deu graças durante um jantar em família: “Querido Deus, obrigados por essas panquecas...” Quando concluiu, seus pais lhe perguntaram por que ela agradecia a Deus por panquecas, quando comeriam frango. Ela sorriu e disse: “Quero ver se Ele está prestando atenção.”

            Acredito que Deus presta muito atenção em nós, quando oramos ou não, quando o louvamos ou não. O Salmista nos ensina: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades.” (Sl 103:1-3). Estou convencido de que uma pessoa grata desfrutará de uma vida melhor e abençoada.

            Sendo assim, em 2023, tenhamos todo o cuidado na maneira como procedemos, estejamos vigilantes ao mover do Espirito Santo em nós, para glorificarmos a Deus em tudo e estarmos dispostos a socorrer o próximo, não se esquecendo de agradecer por tudo aquilo que Ele certamente fará em nossa vida, por sua infinita misericórdia.

                Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/MJ40SBwb#MZqYAY1lr8c_xYs2ZGF3P-82fmQJHMKoitN-HQWW7lU

Postar um comentário