domingo, 25 de dezembro de 2022

UM NATAL SEM JESUS 25.12.2022

+ No comment yet


            Vamos falar sobre um Natal sem a figura mais importante: JESUS CRISTO. Parece-me que é o que justamente acontece todos os anos. As pessoas estão sem qualquer referência válida sobre Jesus, o famoso “espírito natalino” roubou literalmente Seu lugar. As reuniões da família, as festas na igreja, o papai-noel, gorducho, sorridente, com sua longa barba branca, botas pretas e roupa vermelha, carregando os brinquedos a serem distribuídos, os abraços apertados dos amigos, as manifestações de alegria e de bem querer, muitas vezes falsas, as palavras e os votos formalmente manifestos, a troca dos presentes embrulhados em lindos pacotes, as enormes árvores iluminadas e bem enfeitadas, os sinos badalando por todos os lados, as músicas harmoniosas enchendo o espaço, as comidas, as bebidas e outras iguarias especiais servidas nas ceias das noites de natal, as lojas amplamente sonorizadas com as suas vitrines enfeitadas e brilhantemente iluminadas, o movimento intenso das pessoas e dos carros correndo por todos os lados, a manifesta e frenética corrida atrás do lucro fácil e das vantagens que o momento propicia, praticada pela atuação inescrupulosa da indústria e do comércio e apoiada pela ampla utilização de todos os meios de comunicação, e outros tantos fatos voltados, exclusivamente, para a satisfação dos interesses pessoais e comerciais, é tudo isso o que acontece no tradicional período de Natal. É isso que todos vivenciam intensamente nesse período do ano e fica na lembrança de muitos. E o aniversariante, que deveria ser lembrado e celebrado, como fica no meio de todo esse alvoroço festivo, agitado e, muitas vezes, hipócrita? Afinal de contas, a motivação histórica do Natal não é o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus? 

Na verdade o que temos é, paradoxalmente, um NATAL SEM CRISTO. Secularizamos o sacro. Assassinamos a ideia do nascimento dAquele que veio para que a Vida Eterna pudesse ser acessível a qualquer ser humano. Acabamos por dizer o mesmo que Maria e José ouviram naquela época: Não há lugar para vocês!

Que bom seria se o chamado mundo cristão fizesse, não só do período natalino, mas de todos os dias do ano, uma grata e alegre celebração da vinda do Senhor Jesus, como expressão soberana do Amor de Deus. Sendo Ele AMOR, veio para que fossemos capacitados a viver EM AMOR, por meio d’Ele. Somente os que verdadeiramente nascem de Deus e conhecem a Deus podem viver EM AMOR.

Realmente, sem Ele, o Natal perde o sentido! Sem um relacionamento vivo com o Redentor eterno, com Jesus Cristo, a vida é apenas uma sequência de preocupações e aflições. Apenas Ele tem o poder de perdoar pecados e dar paz aos corações atormentados. Por isso, Ele veio ao mundo, nascendo em Belém: “...e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará seu povo dos pecados deles” (Mateus 1.21). Por isso, Ele entregou Sua vida na cruz e ressuscitou da sepultura.

Para todos que manifestam sua fé plena em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, está preparada uma vida que tem sentido, pois Ele disse: “...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10). E em 1 João 5.12 lemos: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” A fim de que você possa compreender a importância de não abrir mão de Cristo, quero ilustra com a seguinte história: Um homem rico na Europa que tinha apenas um filho. Esse homem investiu toda a sua colossal fortuna em quadros famosos dos principais pintores da Europa. Estando em viagem, seu filho sofreu um acidente fatal. O amigo que o acompanhava na viagem pintou o rosto do filho em mal traçadas linhas e enviou para o pai. Este colocou a pintura em um quadro belíssimo e o pendurou no meio de seus quadros mais famosos.

Antes de morrer, o pai fez o testamento e deixou ordens para que seu mordomo fizesse um leilão dos quadros, destinando parte do dinheiro para entidades filantrópicas. Em dia marcado, em seleto auditório, pessoas famosas da Europa se reuniram para comprar os quadros. Para a surpresa de todos, o mordomo começou o leilão com o quadro do filho. Aquele quadro não tinha beleza. Ninguém se interessou por ele.

Aguardavam os quadros famosos. Depois de muita hesitação, levantou-se um convidado e arrematou o quadro do filho. O mordomo imediatamente encerrou o leilão para espanto e revolta dos ilustres convidados. Então, ele leu o testamento do seu senhor: “Aquele que tiver o quadro do filho é dono de todos os outros quadros”. Quem tem Jesus tem tudo, que não tem, não tem nada.

Meu desejo é que possamos clamar em alto e bom som: JESUS NASCEU, ELE ESTÁ VIVO E VOLTARÁ para por fim a toda essa falta de compromisso com Sua palavra!!!!! Há um “ai” reservado para cada um daqueles que estão brincando com Deus...

Que o Senhor nos ajude a viver intensamente o verdadeiro sentido do Natal todos os dias de nossas vidas.    

 Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/cM5TlLqL#bzAHKhMTeb2hi6a_ShvxF_7l5biyQ2jHsw8iebqSITs

 

Postar um comentário