sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

TEMPO DE REACENDER A ESPERANÇA 18.12.2022

+ No comment yet

 


Romanos 12:12

            Vivemos dias conturbados com os conflitos econômicos, políticos e sociais e até religiosos, os quais trazem muito desânimo às pessoas. No texto em destaque, o apóstolo Paulo nos apresenta mandamentos simples, mas complexos. Vamos analisá-los para que tenhamos a fé em Cristo aumentada, reacendo a nossa esperança.

            Alegrai-vos na esperança - Você deve ter um time favorito, de qualquer modalidade, e é bem provável que já o viu ganhar algum jogo, o que o deixou muito animado. Quanto mais sua equipe ganha, mais sua confiança aumenta e você se alegra. Se nos alegramos e ficamos confiantes em coisas efêmeras e fúteis desta vida, devemos transbordar sobremaneira de alegria em Cristo por Sua vitória em nosso favor sobre o pecado e a morte. Quanta confiança podemos ter nEle, por causa do que Ele fez para conquistar a nossa vitória!

            Este mundo é, sem dúvida, repleto de coisas que realmente não nos alegram e nos arrastam para poços de desespero. Mas em João 16:33, Jesus afirma que podemos vencê-las, assim como Ele venceu o mundo. Assim, não só temos esperança, mas confiança de que seremos vencedores. O escritor de Hebreus nos afirma que podemos aproximar-nos do trono de Deus com confiança (Hb 4:16). Essa crença não se origina em nós seres humanos, mas vem da vitória conquistada em Cristo Jesus. O pecado já não é mais um fator de separação de nossa intimidade com Deus. Quando escolhemos aproximar-nos, firmes e cheios de esperança, de Deus, Ele se achega a nós por meio de Cristo (Tiago 4.8).

            Seja paciente nos momentos difíceis – Mesmo que tenhamos a expectativa inabalável, como seguidores de Cristo, esse fato não significa que teremos uma vida sem problemas. Talvez você esteja sentindo os efeitos reais das tribulações que, por um ou outro motivo, surgem em seu caminho. O Apóstolo nos chama, durante esse período de angústia, a sermos pacientes.

            Para compreendemos o que Paulo está falando aqui, devemos analisar o início do versículo, quando ele faz a declaração “alegrai-vos na esperança...” A esperança não é apenas uma realidade presente, mas o olhar para frente, o que o futuro pode reservar. Ele está  chamando-nos a não permanecer focados apenas no hoje, mas também naquilo que está por vir, como seguidores de Cristo. E que futuro é esse? A Vida eterna na presença de Deus! Isso é certamente algo para se empolgar e nos ajudar  na arte da paciência.

            Continue orando – Há momento em nossas vidas em que realmente não sentimos vontade de orar, mas, se vencermos essa apatia, com certeza encontraremos algum nível de paz, conforto e teremos nossa esperança ampliada.

            Todos nós atingimos fases na vida, em que simplesmente não sabemos o que dizer a Deus, ou talvez, deveras não temos o desejo de falar com Ele sobre a nossa dor ou sofrimento. É nessas ocasiões que Paulo nos convida a persistir orando. Por quê? Porque a oração aumenta a nossa intimidade com o Criador do universo. A oração inicia um diálogo entre nós e Ele, ela é uma arma poderosa à nossa disposição.

            Deus sabe o que está em seu coração e mente, neste exato momento. Ele tem ciência das nossas necessidades, antes mesmo que Lhe peça. No entanto Ele ainda deseja que as expressemos, pois almeja um relacionamento pessoal conosco. Devemos orar não apenas nas grandes conquistas, mas também nos momentos de dificuldades. Fazendo dEle nossa maior prioridade, buscando-O acima de todas as outras coisas. Em Romanos 8:26-27, Paulo nos informa que teremos auxílio do Espírito Santo em nossas petições.

            Quanto mais nos aproximarmos de Jesus, mais desejaremos um relacionamento íntimo e próspero com Ele. A maneira ordinária de construirmos qualquer amizade, especialmente aqui na terra, é por meio da comunicação. Pessoas casadas sabem exatamente do que estou falando. Não é diferente com nosso Pai Celestial. A comunicação é fundamental para uma relação saudável, e a oração é o caminho específico que o cristão utiliza para promover a familiaridade com Deus. Quero encorajá-lo a criar espaço em sua vida para que a oração seja exercitada. Pode ser que faça muito tempo que não a pratica, ou nunca a ela se tenha dedicado.

            Assim, concordo com  Beacon, quando diz: “A vida cristã, com todo o seu cuidado fervoroso, nunca pode estar tão ocupada "fazendo" que deixe de olhar além de toda a atividade humana – na esperança que suporta a tribulação e na oração que traz uma constante renovação no Espírito Santo.”

            Seja qual for a sua história, posso assegurar-lhe que Deus está pronto para ouvi-lo. Ele anela por uma intimidade pessoal com você. Certamente se O buscares de todo o seu coração, sua vida será inundada de esperança e terá forças para ser paciente nos momentos de tribulação. 

              Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/MIpWkSIJ#3RaXHQA4FBdTxliA8rwS3nFbJokkzJyIKG5MX5ochIU

Postar um comentário