sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

O DESAFIO PARA SER DIFERENTE 29.02.2023

+ No comment yet


1 Pedro 1:13-25

            Tenho um segredo para compartilhar: “Não sou perfeito!” Creio que você não ficará surpreso ao tomar conhecimento disso. Não se preocupe, reconheço que possuo muitos defeitos, alguns iguais aos de todo o mundo. Outra parte desse segredo pode surpreendê-lo: “Você também não é perfeito!” Então, como nós, pessoas imperfeitas, somos desafiados a ser diferentes, chamados para ser santos?

            No texto supracitado, Pedro, que também não era modelo de perfeição, faz um chamado para uma vida de santidade e começa a descrever com mais detalhes como os cristãos são convocados a ser diferentes. “Preparem suas mentes, disciplinem -se, não se conformem, sejam santos.” Isso é desafiador.

No versículo um, do capítulo dois, ele afirma: “Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência.”  Não sei você, mas às vezes acho esse tipo de desafio um pouco assustador. Alguns dias me saio muito bem nessas coisas, mas noutros falho miseravelmente em todas elas.

No início da minha caminhada de fé, não era tão forte e seguro quanto agora, lia versículo como esse e me questionava se deveria simplesmente desistir do cristianismo. Por que eu não sabia, como o sei agora, que nunca conseguirei cumprir tudo o que a Palavra de Deus ordena. Entendo que nunca alcançarei completamente a perfeição, nesta vida. Se você já se sentiu assim, quero oferecer-lhe algum encorajamento, que Pedro nos revela. Pois, obviamente, não desisti do cristianismo, mas percebi que o importante não é olhar para minha pessoa, o que sou capaz de fazer, mas olhar para Cristo em quem todas as coisas são feitas novas. Ele que estava destinado, antes da fundação do mundo, a morrer e ressuscitar dos mortos para a minha salvação. Ele é a Palavra viva que não morre, e faz toda a diferença. Somos renovados não por causa do nosso bom comportamento, mas por causa de Cristo. Isso me encoraja na caminhada cristã.

            Para compreendermos a passagem bíblica em tela, é importante avaliar a gramática. Veremos que o tempo do verbo, no original, está no indicativo, o que denota algo que aconteceu. Uma maneira para compreender isso é pensar numa cerimônia de casamento, na qual o pastor diz: “Agora vos declaro marido e mulher.” Esse pronunciamento termina uma coisa e começa outra, algo novo veio por meio da palavra falada. O que se segue é diferente, afetado e alterado por causa disso.

            Deus declara que somos santos, fomos resgatados, somos novas criaturas em Cristo. Uma coisa termina e outra começa. O que se segue é o imperativo que nos diz como somos diferentes, afetados e alterados por causa disso. Agora aqui é a parte complicada, em que às vezes ficamos presos, não é nossa ação que nos torna santos, mas sim a graça de Deus por meio do sacrifício perfeito de Cristo Jesus.

            Se você nasceu de novo em Cristo, é nova criatura. Certamente tem uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus, isso é o que você possui. Temos uma herança eterna e duradoura. Por causa dessa perspectiva, agora podemos ir e fazer a diferença como povo de Deus. É por sermos filhos de Deus que podemos viver na fé e procurar avançar. Não somos filhos de Deus, porque Ele não encontra falhas em nós, nem porque seguimos a Cristo em perfeita obediência, mas por aquilo que Jesus fez por nós. Somos recipientes da maravilhosa graça de Deus. Isso é quem nós somos, é a base para nossas ações.

            Então, o que fazemos com esse entendimento de que já somos novas criaturas, em Cristo? Como reagimos a isso? Sugiro uma maneira muito boa de responder à maravilhosa graça, é com reconhecimento abundante. Ele pode levar-nos a uma vida diferente, a novos hábitos, a um desejo de abandonar o pecado e viver uma vida de santidade.       

            Há uma canção, que nos ajudar a colocar em prática essa gratidão: “Eu estava cego, agora estou vendo em cores. Eu estava morto, agora estou vivendo para sempre. Eu falhei, mas você foi meu Redentor. Eu tenho sido abençoado além de toda medida. Eu estava perdido, agora fui encontrado pelo Pai. Eu fui mudado de uma ruína para tesouro. Recebi uma esperança e um futuro. Eu tenho sido abençoado além de toda medida. Estou contando todas as bênçãos, contando todas as bênçãos. Deixando ir e confiando quando não consigo ver. Estou contando todas as bênçãos, contando todas as bênçãos. Certamente em todo o tempo. Você é bom para mim. Certamente sua bondade me persegue. Certamente Seu coração ainda é por mim. Irei me lembrar de suas misericórdias todos os meus dias. Através de cada tempestade e ventania.” (Contando Todas As Bênçãos - Rend Collective)

            Infelizmente, às vezes caímos na rotina, que é o oposto de contar todas as bênçãos e, em vez disso, perdemos tempo enumerando os erros, falhas e tropeços. Não apenas os nossos, mas os dos outros também. Assim olhe para aquilo que Deus fez por você, por meio do Seu Filho Amado, dando-lhe a salvação, tornando-o santo. Não viva mais dominado pela velha natureza, mas com um coração cheio de ações de graças ofereça sua vida como um sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor, fazendo a diferença, onde ele o plantou.  

            Rev. Liberato Pereira dos Santos




ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/lVxWDYIC#etFgCAOs5tP-1cB3xZgLfHlAjbJlIcW38PQbksbaKyY

Postar um comentário