sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

SEJA HOMEM! 05.02.2023

+ No comment yet


I Reis 2:2

Hoje, primeiro domingo de fevereiro, celebramos o Dia do Homem Presbiteriano. As palavras de Davi proferidas ao seu filho Salomão, pouco antes de morrer, é um bom conselho para os varões da nossa igreja: “Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem.”

Tenho certeza de que muitos dos seus colegas e amigos iriam sorrir, se você lhes dissesse que aprendeu a ser homem na igreja, estudando a Palavra de Deus. A maioria deles pensa que homens de verdade não se importam em ir ao templo. Eles o veem como um lugar para os fracos e inseguros, não para aqueles que têm certeza de sua masculinidade. Isso só mostra o quão pouco as pessoas conhecem sobre as Sagradas Escrituras.

Davi, o escritor do texto supracitado, era tudo, menos fraco e inseguro. Já na adolescência havia matado um leão e um urso, que ousaram atacar o rebanho de seu pai. Sua maior conquista, ainda na sua juventude, ocorreu ao enfrentar o gigante de mais de três metros, Golias. Ele fez isso, embora veteranos e experientes soldados do exército do rei Saul tremessem de medo ao som da voz de Golias, apenas. Davi não somente afrontou o gigante, mas o derrotou com uma pedra certeira na testa. Ele não apenas se mostrou um guerreiro corajoso, mas também era um cantor/compositor habilidoso, o suficiente para tocar sua harpa para afugentar os espíritos malignos que atormentava o rei Saul. Se alguém era homem de verdade, Davi foi um. No final da vida, ele revelou ao seu filho Salomão o segredo de ser homem.

Amar a Palavra de Deus – Somos verdadeiramente homens da Palavra? Separamos tempo para estudá-la diariamente?  Deus ordenou aos reis israelitas que copiassem pessoalmente os primeiros cinco livros da Bíblia, a Torah, e os estudassem diariamente (Dt 17:18-20). Se Deus considerava importante que os lideres de Israel estudassem Sua palavra diariamente, não deveria ser igualmente para nós? Se os reis ocupados, como eram, necessitavam encontrar tempo para a Palavra de Deus, então certamente precisamos arranjar tempo para ela também.

            Ler e colocar em prática a Palavra. Davi disse a Salomão: “Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, e observando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores.” ( I Rs 2:3)

            Por um tempo Salomão atendeu ao conselho do pai, mas, quando ficou mais velho, parou de ler a Palavra de Deus e obedecer-lhe. Em vez disso, preferiu ouvir os conceitos de homens do mundo alienado de Deus. Não mais satisfeito com apenas uma mulher, casou-se com setecentas mulheres e manteve trezentas outras como concubinas (I Rs 11:3). Salomão pagou caro por se tornar um homem mundano. Aquele que construíra um belíssimo templo para o verdadeiro Deus e, em sua dedicação, proclamou que não havia outros deuses no mundo (I Rs 8:23), foi persuadido por suas esposas a construir altares para seus ídolos, e eventualmente os adorou. (I Rs 11:5,7)

            Somos homens da Palavra ou do mundo? Será que olhamos com inveja para aqueles que trocam de mulheres a todo instante, divertindo-se muito mais do que nós, que somos fieis a nossas esposas? Ficamos ansiosos para aprender a última piada suja, a fim de se sair bem na roda dos amigos? Se fizermos qualquer uma dessas coisas e outras práticas mundanas, não nos revelamos um homem de verdade, mas covardes, porque não é preciso muita coragem para fazer o que o mundo faz. É muito mais difícil viver pela Palavra de Deus, para isso é necessário ser homem, pois o mundo vai zombar de tal comportamento.

            Transmitir a Palavra de Deus. Foi exatamente isso que Davi fez com seu filho, transmitiu-lhe os decretos do Senhor. Foi mais importante para o rei instruir Salomão com a Palavra de Deus do que as riquezas que havia acumulado para sua herança. Quando você tem a chance de chegar a casa a tempo para os estudos domésticos, o que você escolhe com mais frequência? Ganhar algum dinheiro a mais, fazendo as horas extras, pode parecer uma necessidade mais imediata para a família, mas a que custo? Perdendo a sua família?

Não pense que seus filhos são jovens demais para serem instruídos na Palavra de Deus,  necessitam do ensino todo o tempo. Então homens, leiam para seus filhos os livros das histórias da Bíblia, todos os dias e depois explique o que leu. Ajude seus filhos a compreender que as verdades bíblicas não são invenções humanas, mas a maneira como Deus revela ao seu povo o Seu amor e perdão. Cante com seus filhos os hinos e cânticos espirituais, para que possam aprendê-los e assim participem dos cultos comunitários. Mostre com entusiasmo a sua alegria de ir ao templo a fim de cultuar a Deus com a comunidade.

Enfim, seja um homem, conforme o modelo bíblico e não o do mundo! Medite na Palavra do Senhor de dia e de noite, coloque em prática os seus ensinos, transmita-a com fidelidade a seus filhos e a todos que estiverem ao seu alcance.

Rev. Liberato Pereira dos Santos

ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/JVowWBTI#uQIUykGR0PSq882KJnwbXU7d2n5Vwrsl63oGxqBHp7M

Postar um comentário