sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

UMA MULHER VIRTUOSA 12.02.2023

+ No comment yet


Provérbios 31

Hoje, celebramos o Dia da Mulher Presbiteriana, vamos refletir sobre a pergunta proferida por Salomão: “Mulher virtuosa, quem a pode achar?” Ele afirma que ela é rara e difícil de  encontrar. Embora o autor se refira especificamente à esposa,  o modelo nele  descrito expressa o ideal, que pode aplicar-se a todas as mulheres. Seu propósito é para que as mulheres possam ter um referencial do seu lugar e honra, para os quais foi criada. Certamente nunca encontraremos uma mulher sem defeito, mas elas devem perseguir esse alvo.  

            O sábio afirma que seu preço está muito acima dos rubis, ou seja, o bem que ela faz não se adquire com dinheiro e nem deve ser comparada às coisas materiais, pois é um presente do Senhor. A mulher que se vende não reconhece o seu inestimável valor.

            No capítulo supracitado, Salomão apresenta algumas características desta mulher:

            Digna de confiança – V.11 - Seu marido confia nela com segurança. Não precisa  preocupar-se com a infidelidade durante a sua ausência. A serpente do ciúme não tem espaço para destruir a paz de sua mente. Os turcos têm muitas esposas e não confiam em nenhuma delas, por isso utilizam eunucos para vigiá-las, a fim de evitar que sejam infiéis.

Mas a esposa virtuosa e temente a Deus está sempre preocupada mais com o bem-estar do seu marido e filhos, do que com o próprio. Graças a Deus, temos muitas mulheres e mães cristãs nas quais isso pode ser dito com verdade. É um sinal de que o Espírito de Deus ainda habita entre nós, pois os resultados são terríveis, quando um homem não pode confiar em sua esposa com segurança.

            Laboriosa – Vv.13-19 - As Escrituras não a descreve com uma mulher que não tem nada para fazer, desocupada, inativa, mas diligente, trabalhadeira. Desde o nascer ao pôr do sol a encontramos ocupada,  servindo, cozinhando, comprando, plantando, costurando, ensinando.

A falta de trabalho e ocupação gera muitos pecados, com bem disse Franklin: “O problema brota da ociosidade.” Qualquer general sabe que, se puder manter seus soldados ocupados, terá um exército eficiente, mas, se ficarem ociosos nos acampamentos, estarão sempre tramando planos de revolta e descontentamento. Quando o falecido Kaiser da Alemanha quis elogiar sua esposa num discurso, utilizou três palavras: kɪrçə, Haus, Kinder. São os três campos em que ela se destacava, na igreja, em casa e com os filhos. Esses são os seus tesouros, onde investe muito trabalho.

            Misericordiosa – V.20 - Ela tem olhos atentos para os pobres e necessitados. Esta foi a virtude de Tabita, aquela que Pedro ressuscitou dentre os mortos, a pedido de muitos que mostraram as vestes que ela havia feito para os pobres, e muitos outros atos de misericórdia realizados. E quem é tão terno e atencioso no leito do enfermo quanto uma mulher! Não importa o quão distante um filho esteja ou deitado indefeso na cama, não há ninguém que o ame, mais do que a mão amorosa de sua mãe.

Florence Nightingale, na guerra da Crimeia, assumiu a responsabilidade de abandonar o lar e cuidar, como enfermeira, dos soldados feridos. Seu olhar bondoso logo fez grandes e confortáveis mudanças nos acampamentos dos golpeados. Quando seus passos leves eram ouvidos entre as camas, o olhar de todos os soldados dirigia-se a  ela, e admiravam seus movimentos como se fosse um anjo do céu. Assim são as mulheres virtuosas sempre sensíveis ao sofrimento dos outros.

            Se veste bem – V.22: “Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.” As Escrituras não recomendam a extravagância e ostentação no vestir. Pedro admoesta as mulheres para não fazer de sua beleza um único adorno externo de roupas e adereços. O sábio está destacando aqui que a mulher virtuosa se veste adequadamente, porém sua beleza não está na roupa, mas no procedimento e na alma. Por isso ele afirma: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.”

            Gentil e sábia – V. 26 – Não é uma fofoqueira que fica à porta de sua casa, metade do dia, falando mal da vida alheia. O sábio disse que ela abre a boca com sabedoria e em sua língua está o ensino de amor. A fofoca não é regida pela lei do amor, mas um discurso perverso, que não usaríamos contra nós mesmos. A mulher sábia usa seus lábios para glorificar a Deus e edificar aqueles que estão à sua volta.

            É abençoada – V.31 – Seus filhos se levantarão e a chamarão de bem-aventurada, seu marido também a elogia. Os grandes homens da história as elogiaram. Abraham Lincoln, afirmou: “Tudo o que sou e espero ser, devo ao meu anjo mãe.” Visconde Cowdra, um grande empresário escocês, fez a seguinte declaração acerca de sua esposa: “Do efeito que molda a vida de alguém, nada se compara à influência culminante que o homem sofre da sua parceira perfeita, uma esposa virtuosa. Ela é simplesmente o sangue vital e necessário, está além de elogios ou valores materiais.”

            Portanto, nenhum homem deve ter vergonha de enaltecer a mulher virtuosa, seja ela esposa, mãe ou filha ou até irmã em Cristo. Elas são bênçãos do Senhor em nossas vidas. Que o Senhor abençoe todas as mulheres da Igreja Presbiteriana Boas Novas.



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/JchhUBQa#WjWzNfXQf5h9IJlmCtsOdUfl58AMbE4xGwOh6kd8Uvw

Postar um comentário