sábado, 18 de fevereiro de 2023

A VERDADEIRA LIBERDADE 19.02.2023

+ No comment yet

 


João 8:30-32

            Desde a desobediência de Adão e Eva no Éden, o homem perdeu a capacidade de fazer a melhor escolha. A liberdade como este mundo conhece é individualista, egocêntrica, autocentrada, auto justificada e autodestrutiva. Não existe livre-arbítrio deste lado do Céu. Você servirá a um mestre, não dois. Jesus afirmou que não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Liberdade em sua forma mais básica e plena é escolha, jamais a conheceremos perfeitamente deste lado da vida.

            Voltemos ao Jardim, Deus disse para o homem não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. “... porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Podemos observar que o homem tem algo único, que Deus lhe deu quando o criou, “vontade”. Assim em todos os sentidos, ele é um agente moral livre e responsável. É por isso que não somos absolutamente livres, porque somos responsáveis por cada ação, palavra e pensamento.

            Neste momento você tem duas escolhas: obedecer ou desobedecer a Deus; viver ou morrer; entregar-se ao jugo do pecado ou ter uma vida livre em Cristo. Uma é liberdade, a outra escravidão. Uma leva à vida eterna, a outra, à morte. Liberdade absoluta só na outra dimensão da vida. Vamos examinar a questão deste lado da vida.

            O que é liberdade? Livre de quem, do que, quando e onde? Ser livre indica que há algo, que, em algum lugar ou alguém, pode prendê-lo ou restringi-lo. 

            No texto de João, os judeus perguntaram a Jesus, mais uma vez: “Quem é você?” Ele respondeu: “Eu Sou. Estou cuidando dos negócios do meu Pai. As coisas que faço Ele me ensinou. Aquilo que falo Ele também me falou. Ele está comigo, nunca me deixou sozinho, e faço as coisas que Lhe agrada.” Muitos não acreditaram nEle, como ainda hoje,  mas a boa notícia é de que outros acreditaram (v.30). Muitos fizeram a escolha errada, mas outros, a correta.

            Cristo afirmou que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Quando você é servo de algo ou alguém, isso significa que se rendeu a eles. Não é pecado ser tentado, mas torna-se pecado, quando você cede ou se submete à tentação. E assim se faz seu servo. Nenhum homem pode pecar e não sofrer a consequências. Lembre-se somos responsáveis. “O salário do pecado é morte.”  Pecado, escravidão e Satanás é como uma grande nuvem escura bloqueando a luz do sol. Assim você não pode ver aonde está indo, e consequentemente o acolhe.

            Qual o segredo da liberdade? Se você não conhece Jesus como Senhor e Salvador, o segredo foi revelado num monte distante, numa velha cruz erguida! Jesus foi lá por você. Mas antes de chegar lá, conduziram-no perante um júri sob acusações falsas e, como uma ovelha muda, foi levado ao matadouro, sem dizer uma palavra. Com um chicote feriram-no nas suas costas, cuspiram em seu rosto, uma coroa de espinhos foi colocada em sua preciosa cabeça. Tudo isso antes de Ele chegar ao Calvário. Ali suas mãos e pés foram impiedosamente perfurados por pregos enferrujados. Aquela cruz foi erguida no ar e teve parte dela introduzida num buraco para mantê-la de pé. Quando ela atingiu o fundo, cada junta do Seu corpo se abalou com dor excruciante. Lá Ele foi deixado pendurado até a morte, e com uma lança perfuraram Seu lado, de onde Seu sangue e água correram para o chão. Jesus morreu e foi sepultado. Porém a grande notícia veio ao terceiro dia, Ele ressuscitou e está vivo! Cristo fez tudo isso para conquistar a nossa liberdade. Jesus morreu para libertar os homens do pecado e da morte eterna, por isso Ele afirmou: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

            A liberdade a que Cristo se refere, não é a deste mundo. É uma alegria em tempos de tristeza, uma paz que excede todo o entendimento. Você poderá ter problemas, afrontas e tentações, mas a graça de Deus será suficiente. O Mestre falava de liberdade espiritual, porém os corações carnais não sentem outros pesares além dos que incomodam o corpo e perturbam seus interesses mundanos. Se ouvir sobre a liberdade de expressão, de sua propriedade, de ir e vir, de suas casas, entenderão muito bem, mas se lhes revelar da escravidão do pecado, do cativeiro do Diabo, do mal feito a suas preciosas almas, e do risco de seu bem-estar eterno, muitos não querem ouvir. Como bem afirma W. W. Wiersbe: “As pessoas rejeitam Jesus, porque confundem o físico e o espiritual. Jesus falou com Nicodemos a respeito do nascimento espiritual, mas este perguntou sobre o nascimento físico (Jo 3:4). Cristo ofereceu a vida eterna (água viva) à mulher, que estava perto do poço, mas ela só entendia de água encontrada na natureza (4:15). A salvação é uma experiência espiritual, e o nascimento físico não diz respeito a ela.”

            Essa santa Liberdade foi a razão por que Paulo e Silas puderam cantar louvores mesmo no interior de uma prisão romana. Ela é a coragem para agir com santa ousadia e dizer a Satanás: “Afaste-se de mim, porque me cumpre fazer as coisas que são de Deus.” Ser livre é brilhar como um diamante para a glória de Deus. Por meio dela podemos dizer como Josué: “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". (Js 24:15). Enfim, Se o Filho o libertar, você realmente será livre.

                Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/ZdZm1IaK#9rNb3bvgKdc-LsqEUdREw9SCA53-BM58gZINQWtKzys

Postar um comentário