domingo, 2 de julho de 2023

LIDANDO COM UM CORAÇÃO ENDURECIDO 02.07.23

+ No comment yet

 


Marcos 6:45-52

            Geralmente, imaginamos que uma pessoa dura de coração é aquela que maltrata os animais, agressiva e violenta com os outros. Um indivíduo mesquinho e sem consideração por nada. Mas, Satanás não deseja que pensemos que aquela pessoa aparentemente doce e amável possa ter um coração duro. Podemos ter um coração duro sem que os outros percebam. Deus deseja que reconheçamos isso. Ele conhece e sonda os nossos corações. Como uma pessoa se torna endurecida de coração? Às vezes, ocorre tão gradualmente que nem percebemos.

            Seu coração fica petrificado quando você decide continuar em seus próprios caminhos, apesar de ter conhecimento da Palavra de Deus. O escritor de Hebreus afirma: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes...” (Hb 4:12a). A aplicação dessa citação é que a Palavra de Deus está sempre afetando sua vida de uma forma ou de outra, revelando as intenções do seu coração. Somos advertidos inúmeras vezes nas Escrituras Sagradas a não sermos apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra, aplicando-a em nossas vidas.

            Em Êxodo 8-10, a Bíblia afirma que Faraó endureceu o coração e não deu ouvidos à voz do Senhor, fazendo outra coisa e não aquilo que Deus o ordenava a fazer. Pode ser que você tem ouvido a Palavra do Senhor ordenando-lhe a perdoar, contribuir financeiramente, viver em santidade, mas você continua não obedecendo. Imagine o que ocorre com o seu coração? Evidentemente ficará endurecido quando você se rebela contra a Palavra de Deus.

            No texto de Marcos, supracitado, o evangelista afirma que os discípulos estavam com os corações endurecidos, isso porque confiavam mais no natural do que no sobrenatural. Jesus os ensinava sobre o poder da Palavra de Deus: Ele tinha dito que as Escrituras Sagradas é uma semente poderosa e, quando plantada com fé, produzirá uma grande colheita. O Mestre os repreendeu, no final do capítulo quatro desse evangelho, porque ficaram com medo de uma tempestade, quando eles poderiam tê-la repreendido.

Posteriormente, no capítulo onze, versículo vinte e três, Ele os afirmou que poderiam ordenar um monte a se mover, pela fé. Agora, no capitulo seis, verso quarenta e oito: “E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário...”. O texto não diz com toda a clareza, mas quando o olhamos, podemos perceber que os discípulos não estavam exercendo a autoridade que Jesus havia lhes dado, pois estavam apenas remando o mais forte que podiam. Estou convicto de que perdemos muitos milagres, porque nos tornamos condicionados a depender mais do natural do que do sobrenatural. Precisamos crer no poder da Palavra de Deus.

            Um coração endurecido não é capaz de perceber as verdades espirituais, torna-se insensível à voz de Deus. Muitas pessoas não percebem que o Senhor está falando e não conseguem ouvi-lo. As transmissões da Rádio Transmundial estão acorrendo vinte e quatro horas por dia, sete dia por semana, entretanto, na maioria das vezes, eu não as ouço. Sabe por quê? Porque não estou com meu rádio ligado e sintonizado na sua estação. Assim também, quando nosso coração não está em sintonia com Deus ou quando O ouvimos e não damos crédito, procurando fazer a nossa própria vontade, nosso coração se endurece.

            Se o seu coração estiver enrijecido, você não ouve a voz de Deus e será insensível às oportunidades que surgem ao seu redor. Acredito que o Senhor cuida para que uma pessoa necessitada esteja em nosso portão todos os dias, de uma forma ou de outra. Quando estendemos as nossas mãos e a ajudamos, seremos sal e luz, lembrando de que estamos fazendo para o Senhor, mais do que para essa pessoa. Jesus afirmou: “Quando o fizestes a um destes, a mim o fizestes...”. Quantas vezes não somos instrumento de Deus para cuidar do nosso próximo?

            Assim, quando você reconhece que seu coração se tornou duro, galgou um passo. Ainda sim, é necessário que se arrependa das coisas que fez ou deixou de fazer em cada situação. Peça perdão ao Senhor e se comprometa a cumprir fielmente o que Ele lhe disse para realizar. Seja grato pelo que Ele já fez por você e seja dependente de Seu poder sobrenatural para abençoar seus esforços naturais.

            Como pastor, estou com a Bíblia todos os dias, não apenas leio algumas linhas e a deixo de lado, mas procuro obedecê-La. Porém, pode ocorrer que meu estudo seja  apenas para obter mensagens a fim de pregar no púlpito da minha congregação, se o meu coração estiver endurecido. Devo estudar as Sagradas Escrituras para minha própria edificação e, a partir disso, Deus me dará o que Ele deseja que eu fale para os outros. Isso pode não fazer sentido para você, mas faz toda a diferença para minha vida. Não deixemos que os nossos corações permaneçam endurecidos, mas sejamos sensíveis em ouvir a Palavra do Senhor e colocá-la em prática, confiando no sobrenatural de Deus sobre nossas vidas!                                                       

                                                                                     Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/VchBlAhY#bMAbFhITuFSn6t6H7Iry_nh3QVqXc5OZRXQ4wejskh8

Postar um comentário