sábado, 15 de julho de 2023

VALORIZANDO A LIBERDADE CRISTÃ 16.07.23

+ No comment yet

 


João 8:31-32

Nossa liberdade cristã é espiritual e eterna. “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; ​e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Todos almejam ser livres, porém a verdadeira liberdade só desfrutamos, quando cremos no sacrifício substitutivo de Cristo, e ao recebê-la devemos valorizá-la.  Como podemos atribuir-lhe importância?

Morrendo para o pecado – A liberdade do poder do pecado é muito valiosa para todos os cristãos e devemos deleitar-nos nela. Porém não significa que sejamos livres para pecar. Não se engane, o pecado ainda está vivo e latente em nossa natureza humana. Infelizmente, ele ainda prospera neste nosso mundo perverso. Há uma confusão generalizada entre o certo e o errado. Ninguém se encontra isento de pecar. As pessoas erroneamente procuram negar o pecado, mas o salmista nos adverte: “Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um.” (Sl 53:3) Nossa natureza pecaminosa é corrompida desde o momento da concepção, (Sl 51:5).

O poder do pecado não pode mais nos manter cativos. O servo de Deus tem o conhecimento do que é certo e daquilo que é pecaminoso. A sociedade dos nossos dias é extremamente desafiada neste aspecto. Os incrédulos não acreditam na pecaminosidade, tudo é relativo e normal. Os mundanos só cuidam de si mesmos, não assumem a responsabilidade por suas ações. Tudo é “politicamente correto.” Mas o apóstolo Paulo nos lembra: “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.” (Ef 4:22).

Como podemos afastar-nos do pecado? Em primeiro lugar, reconhecê-lo. E depois ter a convicção pela fé, de que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de toda a transgressão e somos livres pela graça de Deus. Essa graça opera em nossos corações a fé, e por meio dela recebemos o próprio poder de Deus para dizer não ao pecado. A graça de Deus nos alcança apesar de nós mesmos, ela nos é dada apesar da nossa pecaminosidade. Esta é uma liberdade valiosa que devemos celebrar diariamente em nossas vidas. “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (I Tm 1:15) Chegamos diante do trono da graça de Deus sem absolutamente nada para oferecer-lhe. Assim, precisamos admitir que somos pecadores, arrependermo-nos, e pela mesma graça somos libertos das suas consequências eternas.

Vivendo para Deus – Como Paulo, somos os piores dos pecadores, salvos pela graça de Deus. Não há merecimento nenhum da nossa parte para receber o favor gratuito de Deus. Nunca jamais poderemos realizar sacrifício algum para ganhar o perdão de um único pecado. É somente pelo gracioso dom da fé, pela ação do Espírito Santo em nós, que podemos obtê-lo. Deus nos escolheu, não fomos nós que o escolhemos (Jo 15:16). Assim devemos afirmar, como Paulo: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gl 2:20). Valorizamos nossa liberdade, quando procuramos viver para a glória de Deus. 

Pela graça, por meio da fé, não somos mais inimigos de Deus. A verdade é que Ele agora olha para cada um, daqueles que nasceram de novo pela fé em Cristo Jesus, como seu próprio Filho Amado. Isso significa absolutamente tudo para nossa vida de liberdade em dizer “não” ao pecado, pois deixamos de ser seus escravos. Somente unidos ao Senhor encontraremos força para renunciar às práticas pecaminosas.  Morremos para o pecado e vivemos para Deus. “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (I Jo 3:9). Porque ainda habitamos na natureza pecaminosa, cometemos falhas, porém não precisamos persistir no mesmo pecado, pois pela graça de Deus passamos a viver para a Sua glória.

O sangue santo, precioso e puro de Cristo nos liberta do poder do pecado, do diabo e da própria morte. Desta forma, podemos valorizar nossa eterna liberdade, concedida graciosamente pelo grande amor do nosso Deus. Oh! quão profundo amor, o qual nos deve impulsionar a viver para manifestar a sua glória neste mundo. “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. ​E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Co 5:14-15)

Sendo assim, celebremos diariamente nossa liberdade em Cristo Jesus, valorizando-a e procurando pela graça de Deus morrer para o pecado e viver inteiramente para Ele.

Rev. Liberato Pereira dos Santos



Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/hBQjHBST#eGGfjXtUArOIwPH6cU6htH8aw45NbGcxvID2tnNXLvE

Postar um comentário